Jean-Jacques Rousseau

Breve análise das principais obras

Autores

  • Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse Universidade Estadual do Paraná
  • Emerson Pereira Branco Secretaria de Estado da Educação e Esportes - SEED/PR
  • Marcelo de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Nova Esperança/PR

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.9156

Resumo

Jean-Jacques Rousseau, historicamente considerado um dos maiores intelectuais do século XVIII, deixou um legado de obras que envolvem diferentes áreas, como a política, a educação, a sociedade, as artes, entre outras. Nesse sentido, por meio de revisão bibliográfica, o presente trabalho tem por objetivo compreender brevemente alguns de muitos escritos de Rousseau, destacando-se principalmente o Discurso sobre as ciências e as artes, o Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, Do contrato social e, por fim, Emílio ou Da Educação, visando compreender como essas obras foram relevantes para a área da educação. Para tanto, considerou-se o momento histórico em que o autor se insere, marcado pelo movimento cultural característico do pensamento europeu denominado Iluminismo, ou Século das Luzes, o qual refletiu o contexto político e social do século XVIII. Conclui-se, assim, que Rousseau – com as ideias contidas em suas obras – influenciou não apenas a sociedade da época, como também a história da Educação, impactando nas correntes pedagógicas e nas gerações de intelectuais dos séculos seguintes, perdurando até a contemporaneidade.

Palavras-chave: Obras de Jean-Jacques Rousseau; Influências na Educação; Correntes Pedagógicas; Intelectuais; Contemporaneidade.

Biografia do Autor

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Ensino pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Paraná ? UNESPAR, campus de Paranavaí, área do conhecimento Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR. Possui Especialização em: Arte-Educação e arteterapia no ambiente escolar; Administração, Supervisão e Orientação Educacional; Psicopedagogia Institucional e Clínica; Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e Letras/ Inglês - PARFOR pela Universidade Estadual de Maringá. Atua como Pedagoga na Educação Infantil e Ensino fundamental (anos iniciais) no município de Nova Esperança/PR e como Professora colaboradora pelo Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - campus Paranavaí).

Emerson Pereira Branco, Secretaria de Estado da Educação e Esportes - SEED/PR

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. Professor PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE 2019 - UNICENTRO. Possui graduação em Ciências Ensino Fundamental/Habilitação Matemática pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2003) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2008). É especialista em Educação e Gestão Ambiental. É professor de Matemática - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. Trabalhou no cargo de Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança-PR entre janeiro de 2012 e abril de 2019. Atualmente é Chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Graduando do curso de Design de Interiores.

Marcelo de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Nova Esperança/PR

Mestrando em Educação Física. Graduado em Educação Física pela Fafipa - Campus Paranavaí

Publicado

29-11-2021

Como Citar

FÁVARO ALEGRÂNCIO IWASSE, L.; PEREIRA BRANCO, E. .; DE OLIVEIRA, M. Jean-Jacques Rousseau: Breve análise das principais obras. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–20, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.9156. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/9156. Acesso em: 22 jan. 2025.