Desafios e possibilidades na utilização do módulo especial do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas

Autores

  • Ana Patricia Peinado e Silva Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, SEDUC/AM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8639

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades administrativas e pedagógicas na utilização de um sistema informatizado na gestão escolar com foco na inclusão do aluno com necessidade especial. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM) desenvolveu e implantou o Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), que traz, dentre outros serviços, um módulo chamado Especial. Esse módulo é composto de serviços e relatórios gerenciais que têm por finalidade subsidiar a gestão escolar e a macrogestão da SEDUC/AM, nas tomadas de decisão sobre o público-alvo da educação especial. É importante destacar que o interesse neste tema surgiu a partir de formações ministradas por esta pesquisadora aos gestores escolares, nas quais foram constatadas que estes, não só, não tinham acesso a todos os serviços deste módulo, como sequer conheciam, na íntegra, aqueles aos quais tinham acesso. Assim sendo, considerando esses fatores como condicionantes para o pleno uso do sistema, pondera-se que não basta ter um sistema informatizado, como também é fundamental que se conheçam as possibilidades administrativas e pedagógicas a ele pertinentes, além de possibilitar acesso pleno aos gestores. No que concerne à pesquisa, utilizou-se metodologia de natureza qualitativa exploratória e descritiva, sendo embasada por estudos bibliográficos da temática educação especial, no uso das NTICs e das possibilidades advindas da utilização de sistemas. Destarte, os achados dessa pesquisa trouxeram informações que podem possibilitar à SEDUC/AM ser mais assertiva nas políticas implementadas na área da educação inclusiva.

 

Palavras-chave: educação especial; Sigeam; gestão escolar.

Biografia do Autor

Ana Patricia Peinado e Silva, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, SEDUC/AM

Possui graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (1999). Atualmente é professora formadora e revisora textual na Coordenação de Formação a Distância (CEAD), no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (CEPAN), da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC/AM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias aplicadas à educação, bem como, em docência do ensino fundamental e médio em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, também desenvolveu atividades, ministrando aulas em plataformas EAD, atuou com tutora em especialização "mídias aplicadas à educação" pela Universidade Federal do Amazonas. No que se refere à atividades administrativas, atuou como assessora na diretoria do Departamento de Gestão Escolar, no Centro de Formação Padre Josè de Anchieta e como Assessora Administrativa no Gabinete Pedagógico da SEDUC/AM em 2018. Sua dissertação versou sobre a gestão de alunos com necessidades especiais por meio do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM). Também, atuou como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso em Letramento Digital pela Universidade Estadual do Amazonas. http://lattes.cnpq.br/8786370725454907

Publicado

2021-08-27

Como Citar

PEINADO E SILVA, A. P. Desafios e possibilidades na utilização do módulo especial do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–22, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.8639. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/8639. Acesso em: 25 abr. 2024.