Desafios e possibilidades na utilização do módulo especial do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.8639Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades administrativas e pedagógicas na utilização de um sistema informatizado na gestão escolar com foco na inclusão do aluno com necessidade especial. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM) desenvolveu e implantou o Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), que traz, dentre outros serviços, um módulo chamado Especial. Esse módulo é composto de serviços e relatórios gerenciais que têm por finalidade subsidiar a gestão escolar e a macrogestão da SEDUC/AM, nas tomadas de decisão sobre o público-alvo da educação especial. É importante destacar que o interesse neste tema surgiu a partir de formações ministradas por esta pesquisadora aos gestores escolares, nas quais foram constatadas que estes, não só, não tinham acesso a todos os serviços deste módulo, como sequer conheciam, na íntegra, aqueles aos quais tinham acesso. Assim sendo, considerando esses fatores como condicionantes para o pleno uso do sistema, pondera-se que não basta ter um sistema informatizado, como também é fundamental que se conheçam as possibilidades administrativas e pedagógicas a ele pertinentes, além de possibilitar acesso pleno aos gestores. No que concerne à pesquisa, utilizou-se metodologia de natureza qualitativa exploratória e descritiva, sendo embasada por estudos bibliográficos da temática educação especial, no uso das NTICs e das possibilidades advindas da utilização de sistemas. Destarte, os achados dessa pesquisa trouxeram informações que podem possibilitar à SEDUC/AM ser mais assertiva nas políticas implementadas na área da educação inclusiva.
Palavras-chave: educação especial; Sigeam; gestão escolar.