FAMÍLIA E ESCOLA NO ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16990

Palavras-chave:

Escola, Família, Abuso Sexual Infantil, Criança e Adolescente, Educação Sexual

Resumo

O presente trabalho possui como temática o abuso sexual infantil (ASI), que, além de ser crime, é considerado um problema social, contra o qual a escola e a família possuem papel fundamental. O objetivo é investigar, por meio de revisão de literatura integrativa, o papel da família e da escola no enfrentamento do ASI em produções científicas brasileiras dos últimos dez anos, com buscas na base de dados do Google Acadêmico. Partimos de uma contextualização histórica de como a infância é vista em diferentes épocas, até se chegar à Constituição Federal de 1988 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, marcos legais que os reconhecem como sujeitos de direitos. Na metodologia, apresentamos as etapas da revisão integrativa de literatura, os descritores utilizados para a busca dos trabalhos e critérios de inclusão e exclusão para a análise. Os resultados mostram que não houve estudos que investigassem o papel da escola e da família em parceria no enfrentamento do ASI, que o tema da educação sexual ainda é visto como tabu.

Biografia do Autor

Leide Daiana Carvalho Cunha, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista no Ensino das Ciências Humanas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Assistente Social da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Patrícia Lana Pinheiro Guerreiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – (Unesp), Campus de Marília. Mestra em Linguísitca pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2010). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras e Novas Tecnologias pela Universidade Federal de Uberlândia (2011).

Scarlett O’Hara Costa Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), campus Acaraú.  esquisadora Bolsista SME/Citinova. Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Pemo/UECE.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

CUNHA, L. D. C. .; GUERREIRO, P. L. P.; CARVALHO, S. O. C. FAMÍLIA E ESCOLA NO ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–19, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16990. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16990. Acesso em: 6 jan. 2025.