FAMÍLIA E ESCOLA NO ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16990Palavras-chave:
Escola, Família, Abuso Sexual Infantil, Criança e Adolescente, Educação SexualResumo
O presente trabalho possui como temática o abuso sexual infantil (ASI), que, além de ser crime, é considerado um problema social, contra o qual a escola e a família possuem papel fundamental. O objetivo é investigar, por meio de revisão de literatura integrativa, o papel da família e da escola no enfrentamento do ASI em produções científicas brasileiras dos últimos dez anos, com buscas na base de dados do Google Acadêmico. Partimos de uma contextualização histórica de como a infância é vista em diferentes épocas, até se chegar à Constituição Federal de 1988 e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, marcos legais que os reconhecem como sujeitos de direitos. Na metodologia, apresentamos as etapas da revisão integrativa de literatura, os descritores utilizados para a busca dos trabalhos e critérios de inclusão e exclusão para a análise. Os resultados mostram que não houve estudos que investigassem o papel da escola e da família em parceria no enfrentamento do ASI, que o tema da educação sexual ainda é visto como tabu.
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