IMAGENS DA (R)EXISTÊNCIA: A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16987Palavras-chave:
Professoras negras;, Profissão docente;, História da Educação.Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar, por meio de fotografias, a presença de mulheres negras no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), estabelecendo um diálogo com o contexto histórico das mulheres negras na docência e com as políticas de acesso à universidade a partir da implementação das cotas. A presente discussão se situa no campo da História da Educação, com ênfase na história da profissão docente e nas relações étnico-raciais. O percurso metodológico consistiu em uma pesquisa documental de cunho exploratório, que permitiu analisar fotografias como parte da memória iconográfica das formandas. Os referenciais teóricos dialogam com os debates sobre gênero, acesso das mulheres negras aos espaços educacionais e a profissionalização docente. Essas reflexões possibilitam adentrar nas discussões sobre as questões históricas relacionadas à população negra e, refletir sobre as possíveis rupturas e avanços a partir de políticas públicas implementadas visando o acesso ao ensino superior.
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