AS TECNOLOGIAS COMO POTENCIALIZADORAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16985Palavras-chave:
Educação Infantil, Tecnologia, Inclusão, Formação DocenteResumo
Esta pesquisa tem como enfoque a relevância e utilização das tecnologias na promoção da inclusão na Educação Infantil, destacando um diálogo com os professores que atuam nessa etapa da Educação Básica. Objetivamos refletir sobre a importância das tecnologias na construção de relações e vivências inclusivas junto as crianças na perspectiva dos professores. O estudo aborda os princípios centrais da inclusão e tecnologias na Educação Infantil, construída na abordagem qualitativa de base exploratória, utilizando as contribuições de Brasil (1998; 2017), Dornelles, (2011), Drago, (2011), Fantin (2008), Kenski, (2008), Oliveira-Formosinho e Kishimoto (2002), Tardif (2014), dentre outros. Os resultados apontam a extrema necessidade da formação docente para consolidação dos aspectos teóricos e práticos sobre as tecnologias na educação infantil, e como espaço de inclusão, proporcionando inúmeros benefícios ao desenvolvimento das crianças e ampliação das suas múltiplas linguagens. Esperamos auxiliar na conscientização sobre a importância das tecnologias como espaço de inclusão na Educação Infantil.
Referências
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. 1. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEF, 2017
BUCHT, Catharina. Perspectivas sobre a criança e a mídia. Brasília. UNESCO, 2002.
DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DRAGO, Rogério. Inclusão na educação infantil. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011
FANTIN, Monica. o mito do Sísifo ao voo de Pégaso: as crianças, a formação de professores e Escola Estação Cultura. In: FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka (Orgs). Liga, roda, clica: Estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. São Paulo: Artmed Editora, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 4. ed. Campinas: Papirus, 2008.
LIMA, Pedro Lucas Costa e Lopes de. Pedagogia Diferenciada como Instrumento Político-Pedagógico da Inclusão. Revista Amazônida.v. 8, n. 1/2023 [e-ISSN:2527-0141].
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Formação em contexto: uma estratégia de integração. (orgs). São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TORRES, Valmir Rogério. Educação infantil: espaço de aprendizagens culturais. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13633. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13633. Acesso em: 23 jul. 2024.