AS TECNOLOGIAS COMO POTENCIALIZADORAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16985

Palavras-chave:

Educação Infantil, Tecnologia, Inclusão, Formação Docente

Resumo

Esta pesquisa tem como enfoque a relevância e utilização das tecnologias na promoção da inclusão na Educação Infantil, destacando um diálogo com os professores que atuam nessa etapa da Educação Básica. Objetivamos refletir sobre a importância das tecnologias na construção de relações e vivências inclusivas junto as crianças na perspectiva dos professores. O estudo aborda os princípios centrais da inclusão e tecnologias na Educação Infantil, construída na abordagem qualitativa de base exploratória, utilizando as contribuições de Brasil (1998; 2017), Dornelles, (2011), Drago, (2011), Fantin (2008), Kenski, (2008), Oliveira-Formosinho e Kishimoto (2002), Tardif (2014), dentre outros. Os resultados apontam a extrema necessidade da formação docente para consolidação dos aspectos teóricos e práticos sobre as tecnologias na educação infantil, e como espaço de inclusão, proporcionando inúmeros benefícios ao desenvolvimento das crianças e ampliação das suas múltiplas linguagens. Esperamos auxiliar na conscientização sobre a importância das tecnologias como espaço de inclusão na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Robério Ferreira Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pedagogo, Mestre em Educação/UFC, Doutourando em Educação na UFRN, participante do Grupo de Estudo LEFEM- Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia. Pesquisa Educação Infantil com ênfase nos saberes da gestão e docência, desenvolvimento infantil e as múltiplas linguagens das crianças

Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professor Adjunto no Departamento de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRN. Pesquisa e orienta sobre educação física escolar, práticas culturais de movimento e educação do corpo.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

NOBRE, R. F. .; OLIVEIRA, M. R. R. de. AS TECNOLOGIAS COMO POTENCIALIZADORAS DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–17, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16985. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16985. Acesso em: 6 jan. 2025.