DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

CHALLENGES AND PERSPECTIVES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16982

Palavras-chave:

Diversidade étnico-racial;, Construção identitária;, Formação de professores.

Resumo

No contexto contemporâneo, a lógica neoliberal que caracteriza as legislações educacionais incide sobre a formação e sobre o trabalho docente. Elementos como performatividade, eficiência e eficácia tornam tensas as relações estabelecidas entre igualdade e diferença, inclusão e exclusão. O presente estudo objetiva refletir sobre a dialética de aproximação e distanciamento da perspectiva étnico-racial na formação inicial de professores e na construção da identidade profissional docente presentes na Unilab. Pautada na abordagem qualitativa e nas pesquisas (auto)biográficas, a investigação utilizou a entrevista narrativa como principal estratégia de aproximação com a realidade. Foram sujeitos da pesquisa três estudantes do curso de licenciatura em letras da Unilab. Os resultados apontam que, apesar de desafios diversos referentes ao reconhecimento da diversidade étnico-racial como elemento de discussão nos processos formativos, é perceptível o interesse da instituição pelas histórias de vida dos discentes como componente mobilizador do processo de constituição identitária.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Lopes da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Acarape

Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará.

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

 

Referências

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso - por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.

BRASIL. Lei n. 12.289, de 20 de julho de 2010: dispõe sobre a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 2010.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. (org) Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricèlia Ribeiro do Nascimento-Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: RJ, Vozes, 2017.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010.

JOVCHELOVICH, Sandra; BAUER, Martin. Weiz. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin. Weiz; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes; 2002, p. 90-113.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

PEREIRA, Amilcar Araújo. Narrativas de (Re)existência: Antirracismo, história e educação. In: Amilcar Araújo Pereira (Org). Narrativas de (re)existência e educação antirracista. Campinas, São Paulo: Unicamp, 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. p.161-178. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2000.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RODRIGUES, Daliane do Nascimento dos Santos; SILVA, Maria do Socorro Lopes da; LIMA, Kátia Regina Rodrigues. Formação e aprendizagem docente: como os professores aprendem a ser professores? Horizontes, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e021064, 2021. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1316. Acesso em: 1 ago. 2024.

SILVA, Vera Lúcia Reis da; SILVA, Jéssica dos Santos da. A formação inicial de professores na voz de concluintes de um curso de pedagogia. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. Acesso em: 31 dez. 2024. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12720.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

SILVA, M. do S. L. da .; COSTA, E. A. da S. . DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS: CHALLENGES AND PERSPECTIVES. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16982. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16982. Acesso em: 6 jan. 2025.