DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
CHALLENGES AND PERSPECTIVES
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16982Palavras-chave:
Diversidade étnico-racial;, Construção identitária;, Formação de professores.Resumo
No contexto contemporâneo, a lógica neoliberal que caracteriza as legislações educacionais incide sobre a formação e sobre o trabalho docente. Elementos como performatividade, eficiência e eficácia tornam tensas as relações estabelecidas entre igualdade e diferença, inclusão e exclusão. O presente estudo objetiva refletir sobre a dialética de aproximação e distanciamento da perspectiva étnico-racial na formação inicial de professores e na construção da identidade profissional docente presentes na Unilab. Pautada na abordagem qualitativa e nas pesquisas (auto)biográficas, a investigação utilizou a entrevista narrativa como principal estratégia de aproximação com a realidade. Foram sujeitos da pesquisa três estudantes do curso de licenciatura em letras da Unilab. Os resultados apontam que, apesar de desafios diversos referentes ao reconhecimento da diversidade étnico-racial como elemento de discussão nos processos formativos, é perceptível o interesse da instituição pelas histórias de vida dos discentes como componente mobilizador do processo de constituição identitária.
Referências
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso - por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
BRASIL. Lei n. 12.289, de 20 de julho de 2010: dispõe sobre a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 2010.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. (org) Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricèlia Ribeiro do Nascimento-Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: RJ, Vozes, 2017.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010.
JOVCHELOVICH, Sandra; BAUER, Martin. Weiz. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin. Weiz; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes; 2002, p. 90-113.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ. Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. 407 p.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PEREIRA, Amilcar Araújo. Narrativas de (Re)existência: Antirracismo, história e educação. In: Amilcar Araújo Pereira (Org). Narrativas de (re)existência e educação antirracista. Campinas, São Paulo: Unicamp, 2021.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. p.161-178. In: FAZENDA, Ivani (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2000.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RODRIGUES, Daliane do Nascimento dos Santos; SILVA, Maria do Socorro Lopes da; LIMA, Kátia Regina Rodrigues. Formação e aprendizagem docente: como os professores aprendem a ser professores? Horizontes, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e021064, 2021. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1316. Acesso em: 1 ago. 2024.
SILVA, Vera Lúcia Reis da; SILVA, Jéssica dos Santos da. A formação inicial de professores na voz de concluintes de um curso de pedagogia. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. Acesso em: 31 dez. 2024. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12720.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.