ARTE E EDUCAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16980

Palavras-chave:

Educação Infantil, Arte, Formação de professores

Resumo

O curso de Licenciatura em Pedagogia possui como um de seus objetivos formar professores para atuação na Educação Infantil. Nessa etapa as crianças têm o direito a vivências com manifestações artísticas. Logo, a formação inicial do pedagogo precisa capacitá-lo nesse sentido. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar as percepções de estudantes do curso de Pedagogia de um dos campi da UECE acerca da importância das vivências e manifestações artísticas em uma atividade de extensão denominada “Projeto Na Trilha da Arte”, visando sua formação para atuação na Educação Infantil. Trata-se de um estudo de campo, de caráter qualitativo. Como resultado, os estudantes reconheceram a importância das vivências artísticas em sua formação para atuação na Educação Infantil por meio do projeto referido. Também identificaram contribuições que ultrapassaram a esfera do profissional e adentraram o âmbito do pessoal, avaliando positivamente o projeto “Na Trilha da Arte”.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira Sales Mota, Escola Superior do Parlamento Cearense - Unipace

Licenciatura em Pedagogia pela UECE. Especializações em Educação Inclusiva pela Universidade Metropolitana de Santos e em Psicologia e o Desenvolvimento Infantil pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Mestrado em Educação pela UECE.

Geandra Cláudia Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (1994), mestrado em Educação Especial pela UECE e CELAEE/CUBA, doutorado em Educação pela Universidade de Brasília, pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Matogrosso do Sul - UFMS.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

MOTA, B. de O. S.; SANTOS, G. C. S. ARTE E EDUCAÇÃO: IMPACTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16980. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16980. Acesso em: 6 jan. 2025.