EVASÃO ESCOLAR E CONDICIONALIDADES DO BOLSA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DAS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16979

Palavras-chave:

Pobreza, Evasão Escolar, Condicionalidades, Programa Bolsa Família

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os meios de identificação da evasão escolar através do sistema de condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) e as consequências dos descumprimentos de condicionalidades para as famílias beneficiárias. Dada a importância do acesso à educação para crianças e adolescentes, investigamos as implicações que o programa impõe às famílias em casos de baixa frequência escolar por meio de uma análise realizada no município de São João do Jaguaribe, interior do estado do Ceará. O estudo foi fundamentado no materialismo histórico-dialético e, para tal, utilizamos referências legais, orientações técnicas, formulários e o sistema de condicionalidades do PBF. Os resultados obtidos mostram que, ao discutir a evasão escolar é essencial o acompanhamento familiar. No entanto, é igualmente necessário alinhar as proteções de direitos, especialmente nas áreas de educação e assistência social.

Biografia do Autor

Érika Almeida Chaves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestra em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Pública Municipal (UNILAB). Especialista em Direitos Sociais ênfase em Direito e Processo Previdenciário (FTDR). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Servidora pública estatutária, atuando na política de assistência social.

Jerônimo de Freitas Regis, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

 Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde (UNOPAR). Especialista em Treinamento Desportivo (UNIBF). Graduação em Educação Física Bacharelado (CEUCLAR). Licenciatura em Educação Física (IFCE). Tutor Presencial em cursos de graduação em Educação Física.

Antonia Solange Pinheiro Xerez, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Política Educacional.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

CHAVES, Érika A.; REGIS, J. de F.; XEREZ, A. S. P. . EVASÃO ESCOLAR E CONDICIONALIDADES DO BOLSA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DAS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16979. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16979. Acesso em: 6 jan. 2025.