O OLHAR ENCANTADO PARA OS ESTUDANTES NEGROS NO ESPAÇO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16978

Palavras-chave:

Olhar Encantado, Estudantes negros, Pretagogia

Resumo

Este artigo é resultado de experiências pedagógicas na ambiência escolar, chão reflexivo onde atuo há mais de onze anos lecionando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este tem como proposta desenvolver a crítica e lançar uma reflexão sobre o olhar racializado para os estudantes negros no espaço escolar. A ação aqui é invocar o professorado a encarnar o conceito do olhar encantado no exercício docente, para propor a emancipação dos alunos negros que historicamente são os estudantes mais renegados nas instituições de ensino. Parto do desejo de humanização e dignidade desses corpos desumanizados e seus efeitos na vida desses estudantes. A metodologia está amparada na Pretagogia, tendo como suporte princípios filosóficos condutores do olhar encantado, e que surge como caminho enquanto possibilidade de reinvenção desses seres violentados pelos olhares racistas, paridos dos assombros coloniais.  

Biografia do Autor

Samuel Morais Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Escritor e professor da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação em Crato - CE. Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pedagogo e Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

SILVA, S. M. . O OLHAR ENCANTADO PARA OS ESTUDANTES NEGROS NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16978. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16978. Acesso em: 6 jan. 2025.