ACESSIBILIDADE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16940

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Inclusão social, Inclusão educacional, EPT

Resumo

A inclusão é um tema central na sociedade contemporânea e abrange vários aspectos como acessibilidade arquitetônica, transporte público, educação e tecnologias assistivas, bem como gênero, etnicidade e condição econômica. A integração de discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação profissional e tecnológica (EPT) representa desafios significativos, especialmente em relação à acessibilidade curricular. Este artigo é uma revisão de literatura sobre acessibilidade curricular para discentes com TEA na EPT, a partir da análise de estudos acadêmicos e documentos legislativos das bases do Portal de Periódicos da CAPES, SciELO, Banco de Teses da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT. A sistemática de revisão enfoca práticas pedagógicas adaptativas e formação contínua dos educadores, visando identificar estratégias eficazes para promover uma educação inclusiva e acessível.

Biografia do Autor

Isabel dos Santos Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Teresina - PI - Brasil. Bibliotecária Documentalista do IFPI - Campus Teresina Zona Sul, atuando principalmente na área de dinamização de Bibliotecas. Desenvolve pesquisa na área de inclusão.

Jalva Lilia Rabelo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Docente no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e Coordenadora acadêmica do mestrado do ProfEPT.  Teresina - PI - Brasil.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

LIMA, I. dos S.; SOUSA, J. L. R. de . ACESSIBILIDADE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16940. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16940. Acesso em: 6 jan. 2025.