A CRIANÇA E A GARANTIA DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA EQUITATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16834

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica com crianças, Equidade, Aprendizagem

Resumo

Nosso estudo traz resultados parciais de pesquisa de tese onde nos propomos, entre outras questões, responder ao seguinte questionamento: “quais experiências formativas são narradas no contexto de aprendizagem em uma escola com alto IDEB?”. Objetivamos evidenciar as experiências de aprendizagem que fazem parte da rotina pedagógica da escola.  Adotamos os princípios epistemológicos da Pesquisa (auto)biográfica. A investigação toma como corpus para a análise: narrativas orais e escritas de 20 (vinte) crianças e narrativa da coordenadora pedagógica. Nos ancoramos teoricamente em Passeggi, Nascimento e Rodrigues (2018); Crahay (2013), Ribeiro (2013; 2014). Os resultados apontam para a escola como espaço de equidade através de ações educativas que garantam: a frequência; educação complementar e individualizada no reforço escolar no contraturno e no horário em que as crianças estão regularmente matriculadas; desenvolvimento de projetos pedagógicos interdisciplinares, ao longo do ano, com vistas à efetivação da aprendizagem; a participação da família nas atividades da escola.

Biografia do Autor

Ana Maura Tavares dos Anjos, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé - FECISC/UECE

Professora da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé – FECISC/UECE. Pedagoga; Psicóloga. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ANJOS, Ana Maura Tavares dos. Narrativas de crianças sobre suas relações com a escrita. 2021. 274 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2021.

BARROS, João Luiz da Costa; LIMA, Juliana Camurça de; PEREIRA, Lorhena Alves. Direito de ser criança: apontamentos jurídicos para sua proteção e desenvolvimento humano. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–17, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.15038. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15038. Acesso em: 26 nov. 2024.

BORTOT, Camila Maria; SOUZA, Kellcia Rezende. Currículo e alfabetização: contradições da legislação em tempos neoconservadores. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v8i1.11799. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11799. Acesso em: 26 nov. 2024.

BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: Disponível em: http://bit.ly/2fmnKeD. Acesso em: 20 jun. 2017.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CRAHAY, Marcel. Como a escola pode ser mais justa e mais eficaz? Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 09-40, jun. 2013.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luís Passeggi. Natal: EDUFRN, 2014.

ESCOLA EMÍLIO SENDIM. Projeto político-pedagógico 2018. Ceará: Sobral. Escola Municipal de Educação, 2018

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antônio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GOLDENBERG, Luciane. Autobiografismo: desenho infantil e biografização com crianças em situação de acolhimento institucional 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

KASMIRSKI, Paula; GUSMÃO, Joana; RIBEIRO, Vanda. O PAIC e a equidade nas escolas de ensino fundamental cearenses. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 28, n. 69, p. 848-872, set./dez. 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.

PASSEGGI, Maria da Conceição; NASCIMENTO, Gilcilene; RODRIGUES, Senadath. Narrativas de crianças sobre a escola: desafios das análises. Revista Lusófona de Educação, n. 40, p. 155-169, 2018.

PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr. 2014.

RAWLS, John. Justiça como equidade: uma reformulação. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

RIBEIRO, Vanda Mendes. Justiça com equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 63-78, jun. 2013.

RIBEIRO, Vanda Mendes. Que princípio de justiça para a Educação Básica? Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 154, p. 1094-1109, out/dez. 2014.

SAVIANI, Dermeval. Para além da teoria da curvatura da 'vara’. In: Revista Ande, ano 3. São Paulo, 1982.

VYGOTSKY, Lev Seminovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

ANJOS, A. M. T. dos. A CRIANÇA E A GARANTIA DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA EQUITATIVA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–20, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.16834. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/16834. Acesso em: 6 jan. 2025.