EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.16054Palavras-chave:
Educação Física, Pedagogia Histórico-Crítica, Práticas Pedagógicas, Transformação SocialResumo
O objetivo deste artigo é identificar os entraves e as possibilidades da prática pedagógica da Educação Física na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica. Foi realizado o Estado da Arte com recorte temporal de 10 anos – 2014 a 2023 e aplicamos o conteúdo corpo/corporeidade na perspectiva da PHC para 125 alunos do Ensino Fundamental Séries Finais da Escola de Aplicação da UFPA. Concluímos que o uso da PHC nas aulas de Educação Física estabelece conexão entre as práticas pedagógicas dessa disciplina com o contexto histórico, relacionando com a realidade dos alunos, abrindo espaço para reflexão crítica sobre as questões sociais, históricas, culturais e econômicas que permeiam determinado conteúdo escolar e os incentivando para a transformação social, principal objetivo da PHC.
Referências
ALBUQUERQUE, Joelma Oliveira; TAFFAREL, Celi Nelza Zülke. Projeto histórico e projeto de escolarização: contribuições das teorias histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e abordagem crítico- superadora do ensino da educação física. Revista Poiésis, Santa Catarina, v. 14, n. 25, p. 52-70, 2020. Acesso em: 23 maio 2024. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/8965.
ANDRADE, Leonardo Carlos de; FURTADO, Roberto Pereira. Aproximações entre educação física e pedagogia histórico-crítica: uma análise da produção bibliográfica de 1996-2019. Movimento, Porto Alegre, v. 27, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/mrjXWWC8Rwtv6bRxGzwtktN/abstract/?lang=pt.
ANDRADE, Leonardo Carlos de; ANDRADE, Jéssica da Silva Duarte de; MOURA, Sérgio de Almeida. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e71786. Acesso em: 23 maio 2024.
BALZAN, Celso Sidinei; ORSO, José Paulino. Os desafios da institucionalização e implementação da pedagogia histórico-crítica nos anos iniciais do ensino fundamental de Itaipulândia-PR. Germinal Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 159-174, 2013. Acesso em: 23 maio 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9707.
BARBOSA, Fabrício Teixeira. Pedagogia histórico-crítica e educação física escolar: um trabalho educativo com o conteúdo circo. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 5, p. 112–27, 2020. Acesso em: 15 jun. 2024. https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2843.
CALHEIROS, Vicente Cabrera; FERREIRA, Liliana Soares. A educação física e a pedagogia histórico-crítica: aproximações. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. 1-19, 2021. Acesso em: 04 jul. 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659287.
CARNEIRO, Tayan Rogério Oliveira; MOTA, Joselene Ferreira; FRANÇA, Ney Ferreira; FREITAS, Rhenan Ferreira de. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a organização do trabalho pedagógico do professor de educação física. Revista Foco, Curitiba, v. 16, n. 9, p. 1-17, 2023. Acesso em: 13 mar. 2024. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/2872.
COLARES, Anselmo Alencar; ARRUDA, Elenise Pinto de; COLARES, Maria Lília Imbira Souza. Pedagogia histórico-crítica e a superação do projeto civilizatório burguês. In: HERMIDA, Jorge Fernando. (org.). Pedagogia histórico-crítica e a defesa da educação pública. Paraíba: UFPB, p. 267-289, 2021.
ESCOLA DE APLICAÇÃO. Histórico. 2022. Disponível em: https://ea.ufpa.br/historico. Acesso: 21/06/2024.
FERREIRA, Antonio Leonan Alves. A atividade de ensino na educação física com fundamento na pedagogia histórico-crítica. Germinal Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 2, p. 108-120, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17494. Acesso em: 15 mar. 2024
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2024
GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
GORDO, Margarida do Espírito Santo Cunha; BENTES, Lívia Maria Neves; ALMEIDA, Raiana de Oliveira. Significações do corpo na Escola de Aplicação da UFPA. Revista Exitus, Santarém, v. 8, n. 2, p. 329 - 357, 2018. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/540. Acesso em: 20 mar. 2024.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
LIMA, Deivide Telles de; CORRÊA, Evandro Antônio; HUNGER, Dagmar. O ensino da educação física na infância: possibilidades à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 24, p. 110–125, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/14450. Acesso em: 30 mar. 2024.
LOUREIRO, Robdson. Pedagogia histórico-crítica e educação física: a relação teoria e
prática. 1996. 284f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de
Piracicaba, Piracicaba/SP, 1996.
MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação física escolar, corpo e saúde: problematizações a partir das ciências humanas. Revista Corpoconsciência, Cuiabá, v. 26, n. 1, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/12105 Acesso em: 15 abr. 2024.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti; FELICIO, Breno Francesconi. Da pedagogia crítica à pedagogia crítica: o movimento de elaboração de uma proposta de ensino de educação física. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1–19, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55580 Acesso em: 220 mar. 2024
ORSO, Paulino. José. A implementação da pedagogia histórico-crítica: formas, exigências e desafios. In: LOMBARDI, José Claudinei; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; ORSO. Paulino José (orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Editora Navegando, p. 287-313, 2021. Disponível em: https://issuu.com/navegandopublicacoes/docs/ebook_pedagogia_hist_rico_critica. Acesso em: 15 mar. 2024.
PINHEIRO, T. A.; PIOVEZAN, N. M.; BATISTA, H. H. V.; MUNER, L. C. Relação dos procedimentos estéticos com satisfação da autoimagem corporal e autoestima de mulheres. Revista Cathedral, Caçari, v. 2, n. 1, p. 1-31, 2020.
Q EDU. Escola de Aplicação da UFPA. 2023. Disponível em: https://qedu.org.br/escola/15038688-escola-de-aplicacao-da-ufpa. Acesso em: 20 jun. 2024.
RIZZO, Deyvid Souza.; SOUZA Warley Carlos. Educação física escolar na sociedade contemporânea: desafios e perspectivas. Revista Educação Física em Revista, Belo Horizonte, v. 7, n. 3, p. 56-63, 2013. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/view/3030. Acesso em: Acesso em: 20 jun. 2024
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176. Acesso em: 15 mar. 2024
ROSA, Camila Cassemiro; DIAS, Carmen Lúcia; SANTOS, Daniela Ferreira dos. LIMA, Matheus Monteiro de. A formação inicial de professores em educação física: pensando acerca da pedagogia histórico-crítica. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 8, p. 11297–11308, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1583. Acesso em: 15 mar. 2024
SAMPAIO, Rodrigo P. de A.; FERREIRA, Ricardo Franklin. Beleza, identidade e mercado. Revista Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 120-140, abr. 2009.
SARBIN, T. R.; SCHEIBE, K. E. Studies in social identities. Nova Iorque: Praeger, 1983.
SIQUEIRA, Jaqueline Cristina Freire; SILVA, Luciene Ferreira da. As questões de gênero nas aulas de educação física, a formação de professores e a pedagogia histórico-crítica. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 27, n. espec. I, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17923 Acesso em: 15 abr. 2024.
SILVA, Matheus Bernardo; KLEIN, Lígia Regina. Apontamentos sobre a concepção fenomenológica do “se-movimentar” na educação física escolar: uma crítica elucidada pela pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 384–397, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640567/8126. Acesso em: 15 abr. 2024.
TOMAZ, Adriane Silva; REIS, Adriano de Paiva; LANDIM, Renata Aparecida Alves; MACIEL, Thiago Barreto. Pedagogia histórico-crítica e educação física no ensino fundamental: um trabalho educativo com a capoeira. Revista Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 87–107, 2016. Disponível: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3959. Acesso em: 15 abr. 2024.
TAFFAREL, Celi Zulke. Pedagogia histórico-critica e metodologia de ensino critico-superadora da educação física: nexos e determinações. Revista Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 5–23, 2016. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3962. Acesso em: 15 abr. 2024.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; COSTA, Cláudio dos Santos; VILAS-BÔAS JÚNIOR, Jaildo Calda dos Santos. O trato com o conhecimento da ginástica em classes multisseriadas: apontamentos da pedagogia histórico-crítica e da metodologia do ensino da educação física crítico-superadora para o currículo das escolas públicas. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 26, p. 1-15, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica (La pedagogía historico-crítica). Revista Binacional Brasil Argentina, Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 32ªed. Campinas: Autores Associados, 1999.
VIANA, Ludmila Siqueira Mota. O ensino da ginástica na escola: um relato de experiência com a pedagogia histórico-crítica. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 62, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e65327. Acesso em: 15 abr. 2024.