Práticas educativas em espaços intersubjetivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.15564

Palavras-chave:

Práticas educativas, Memórias, Oralidades

Resumo

O dossiê denominado “Práticas educativas em espaços intersubjetivos” trata acerca de processos educativos que envolvem o ensino e a aprendizagem em espaços de educação formal e não formal de aprendizagem. Reuni um conjunto de pesquisas e relatos de experiências que retratam ações intencionalmente planejadas e desenvolvidas para fomentar possibilidades de ensino e de aprendizagens diversas. Ao considerar a pluralidade de condições sociais, culturais, econômicas e históricas que permeiam o cotidiano de sujeitos em formação de diversas regiões do Brasil, o dossiê apresenta situações múltiplas de aprendizagem seja na escola, na universidade ou em instituições que promovem práticas educativas não sistematizadas, com a intenção de promover reflexões críticas a partir da socialização de conhecimentos e experiências produzidas intencionalmente para esse fim. O referido dossiê é composto por dezoito pesquisas, sendo sete artigos científicos e onze relatos de experiência. As pesquisas foram desenvolvidas por vários pesquisadores de instituições distintas de diversos estados do território nacional, dentre os quais podemos destacar: Rio de janeiro, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Pernambuco.

Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidad de Cádiz - Espanha. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação e da revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Pesquisadora do grupo de pesquisa internacional Investigación e innovación educativa en Didáctica de la Lengua y la Literatura (HUM-1041 ineDLL/UCA). Pesquisadora produtividade CNPq. Secretária da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil).

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Doutora e mestre em Educação pelo PPGE/UECE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto de Ensino Superior São Judas Tadeu. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piaui (UESPI). Pesquisadora no Grupo de Estudos Práticas e Pesquisas Memória o Oralidade (PEMO) da Universidade Estadual do Ceará.

Susana Loreto Gavilanes Bravo, Universidad Tecnológica Metropolitana

Desde el año 2008 quien suscribe posee el grado de Dra. En “Estudios de género en Perspectiva Interdisciplinaria” otorgado por la Universidad Jaume I de Castellón de la Plana, en la misma universidad obtiene el grado Magister en “Dirección y Administración de Empresas” su título de pregrado es “Profesora de Estado en Castellano y Filosofía” otorgado por la Universidad de La Serena, realiza otros diplomas con relación a Uso de Tecnologías, Gestión universitaria, Neurolingüística. En cuanto a su desempeño laboral, trabaja desde el año 1994 a la fecha en la Universidad Tecnológica Metropolitana, en la cual ha sido coordinadora de asignatura, directora de carrera, actualmente Consejera Superior.Por otra parte, ha participado en variados Congresos y Seminarios con ponencias relativas a la temática de Genero y educación fundamentalmente, en países como España, México, Brasil, Perú, Argentina, Chile

Publicado

04-06-2024

Como Citar

MACHADO FIUZA FIALHO, L.; ALVES DA COSTA, M. A. .; GAVILANES BRAVO, S. L. . Práticas educativas em espaços intersubjetivos. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–4, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.15564. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15564. Acesso em: 19 jul. 2024.