MÍDIAS EM FOCO NA DESCONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: RELATO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.15031

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Relato de experiência, Abuso feminino

Resumo

O artigo traz uma reflexão a partir da condução do projeto Mídias em foco na desconstrução da violência contra a mulher: causas e consequências dessa mazela social. A partir dessa proposta, objetivou-se relatar a experiência docente sobre o uso de tecnologias digitais por estudantes do ensino médio no combate a violência contra a mulher por meio da aplicação do projeto em pauta. Sob a perspectiva metodológica, a pesquisa foi fundamentada na pesquisa qualitativa e a pesquisa-ação como recurso de investigação. A sequência didática foi procedida em quatro etapas: 1) roda de conversa; 2) padlet como intermédio de diversidade de mídias; 3) oficina de construção da linha do tempo em equipes e 4) discussão com o uso da linguagem artística. Os achados do relato revelaram as mídias como ponte de veiculação do processo de sensibilização contra a violência. Além de viabilizar palco para a interlocução com ferramentas artísticas como potencializadores desse processo. Ainda, a partir do projeto foi possibilitada a identificação pelos alunos da projeção de agressões às mulheres em sua realidade de vida devido ao isolamento social da pandemia. Portanto, a proposta da implementação do projeto se mostrou não apenas como um instrumento pedagógico, mas sobretudo de intervenção social.

Biografia do Autor

Jossimária de Sá Meira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia(2010) e especialização em Metodologia do Ensino de Inglês pela Faculdade de Conchas(2019). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Mirante Bahia. 

Elizabette Cristina Silva Cunha, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduada do curso de licenciatura em Ciências Biológicas pala Universidade do Estado da Bahia. (UNEB), Campus VI em Caetité- BA. Atuei como bolsista de Iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, no subprojeto intitulado: Experimentação na Universidade e na Escola: Articulando Conhecimento Cientifico e Conhecimento Escolar. Após essa bolsa fui bolsista de Iniciação Científica da FAPESB com projeto intitulado "Levantamento de mamíferos de pequeno porte não voadores no Parque Estadual e Refúgio da Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, Bahia" vinculado ao Grupo de estudos faunísticos cadastrado no CNPq: GEM- Grupo de Estudo de Mamífero. Sou Técnica em Enfermagem habilitada para atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde- doença.

Claúdia Lilian Alves dos Santos, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Mestra em Zoologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus - BA. Pós-Graduada em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Graduada em licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordenadora da linha de pesquisa Grupo de produção acadêmica/IFBA. Foi Docente Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Docente EBTT) e Magistério Superior do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Vitória da Conquista - BA (2018-2020), onde ministrou as disciplinas de Biologia geral, Ecologia Geral (nível médio-técnico integrado) e Microbiologia e Ecologia Aplicada (nível superior - Curso de Engenharia Ambiental). Parecerista Ad Hoc da Revista Binacional Brasil Argentina. Atuou como Tutora na pós-graduação do curso de mídias da educação - UESB. Organizadora do livro: "Professor ser ativo", mídias digitais e metodologias ativas. Membership do Conselho Internacional de Altos Estudos em Educação (CAEduca) e do Conselho de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus) desde 2021. Além de coordenação e atuação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Possui experiência na área de Biologia Geral, Ensino, Produção de Modelos Anatômicos, Engenharia Ambiental, Educação Ambiental, Zoologia, Microbiologia, Ecologia, Etologia, Metodologia Científica e Pesquisa Científica com Inteligência Artificial.

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

MEIRA, J. de S.; CUNHA, E. C. S.; SANTOS, C. L. A. dos . MÍDIAS EM FOCO NA DESCONSTRUÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: RELATO DOCENTE . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i4.15031. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/15031. Acesso em: 6 jan. 2025.