AUTISMO NA ADOLESCÊNCIA: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR A PARTIR DO ESTADO DO CONHECIMENTO
une analyse multidisciplinaire basée sur l’état des connaissances
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i4.14843Palavras-chave:
Adolescentes com Autismo, Mapeamento de Estudos Multidisciplinares, Método de CategorizaçãoResumo
Neste estudo bibliográfico do tipo estado do conhecimento, foram explicitadas as dissertações e teses do período de 2011 a 2021 acerca do tema autismo na adolescência, concentrados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foram questionadas as diferenças e nuances entre o autismo na adolescência e na infância, questionando o que dizem as produções acadêmicas sobre a temática elegida e pautando-nos no objetivo de analisar o autismo na adolescência por meio de um mapeamento de estudos multidisciplinares. Preliminarmente obteve-se duas pesquisas sobre o tema e nos resultados foram encontradas sete pesquisas. O levantamento do estado do conhecimento foi realizado por meio dos procedimentos de Morosini e Fernandes (2014), com definição de descritores, critérios de inclusão e exclusão e critérios de análise. Foi realizada análise através do método de categorização de Oliveira e Mota Neto (2011). Concluiu-se que existe uma forte dificuldade de pesquisadores diferenciarem os conceitos de infância e adolescência, além disso, alguns dos principais pontos estudados acerca do autismo na adolescência, de acordo com os dados obtidos foram, sociabilidade, dificuldades escolares, dificuldades familiares, teste de avaliação de programas e tratamentos para adolescente com autismo.
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