GOOGLE CLASSROOM COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14552

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Interdisciplinaridade, Ensino Médio Integrado

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que teve como objetivo analisar o Google Classroom como uma ferramenta para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Eletrotécnica do IFS/Campus Aracaju. A iniciativa visou promover maior interação e comunicação entre os docentes, fomentando o desenvolvimento de atividades interdisciplinares. Foi elaborado um ambiente virtual no Google Classroom para facilitar o diálogo e a colaboração entre os professores. A discussão teórica baseou-se nos conceitos de interdisciplinaridade, normativos educacionais, histórico da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sua relação com a interdisciplinaridade. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como procedimento técnico. A coleta de dados envolveu pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, analisadas por meio da análise de conteúdo e software IRAMUTEQ. Os resultados revelaram desafios na interação entre os docentes, destacando a necessidade de apoio institucional e revisão das regulamentações para promover atividades interdisciplinares. Observou-se obstáculos, como a falta de familiaridade com ferramentas pedagógicas, tecnológicas e alta carga horária. Apesar disso, os professores reconhecem a importância de aprimorar práticas alinhadas à interdisciplinaridade. A título conclusivo a pesquisa destaca a lacuna entre diretrizes e prática pedagógica, enfatizando a necessidade de harmonização eficaz entre normas institucionais e execução das atividades no contexto educacional.

Biografia do Autor

Monique Graziella Cruz Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Aracaju, SE, Brasil. moniquerezendee@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-8499-0010. Lattes: https://lattes.cnpq.br/1953966460454114.

Rodrigo Bozi Ferrete, Instituto Federal de Sergipe- IFS

Professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará.Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica e Metodológica na EPT. Professor pesquisador com interesse central em pesquisas relacionadas a temática de Educação Profissional e Tecnológica e metodologia de ensino.

Referências

AUGUSTO, Thaís Gimenes da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de Ciências da Natureza. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 139-154, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/481. Acesso em: 10 nov. 2023.

BARDIN, Laurance. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2016.

BESSA, Chera Rosane Leles de; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; MALDANER, Jair José; CORREIA, Khellen Cristina Pires. Interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.I.], v. 2, n. 19, p.e9496. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9496/0. Acesso em: 10 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2022.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Revista Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269927468_IRAMUTEQ_Um_software_gratuito_para_analise_de_dados_textuais. Acesso em: 10 maio 2022.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O Que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 10. ed. Campinas: Papirus, 2002.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: BIANCHETTI. Lucídio; JANTSCH, Ari Paulo. Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes, 1995.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUEDES, Luygo Sarmento. O Estudo da Prática Pedagógica Interdisciplinar no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2021. Disponível em: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/bitstream/prefix/522/1/GUEDES%20%282021%29%20-%20O%20Estudo%20da%20Pr%C3%A1tica%20Pedag%C3%B3gica.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.

MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Dialogando sobre a interdisciplinaridade em Ivani Catarina Arantes Fazenda e alguns dos integrantes do grupo de estudos e pesquisa em interdisciplinaridade da PUC-SP (GEPI). Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, n.10, p. 95-107, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/32444/22457. Acesso em: 15 maio 2023.

NOGUEIRA, Antonio Wherbty Ribeiro; XEREZ, Antonia Solange Pinheiro. Formação docente para a educação profissional: análise crítica do marco regulatório. Revista Amazônida, Manaus, v. 8, n. 1, p. 1-24, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/12714. Acesso em: 9 set. 2024.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

PAIVA, Priscila Nunes; NUNES, Deisy de Lima; PERES, Sheyla Teixeira; ESCOTO, Dandara Fidelis; ROEHRS, Rafael. Google Classroom como ferramenta na formação acadêmica profissional de professores no município de Uruguaiana – RS. Revista Insignare Scientia - RIS, [S.I.], v. 3, n. 5, p. 393-412, 2020. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11431. Acesso em: 12 jun. 2023.

PAZ, Vilma Bispo. Planejamento de práticas interdisciplinares no Ensino Médio Integrado: Um Estudo de Caso Aplicado ao Curso de Edificações do IFMA - Campus Timon. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Piauí, Parnaíba, 2022. Disponível em: http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/1163. Acesso em: 20 jun. 2023.

PEREIRA, Lídia Noronha. A (re)construção curricular na Educação Profissional e Tecnológica: integração e interdisciplinaridade conectando teoria e prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.I.], v. 1, n. 22, p. e11616, 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11616. Acesso em: 20 jun. 2023.

PIRES, Marília Freitas de Campus. Reflexões sobre a interdisciplinaridade na perspectiva de integração entre as disciplinas dos cursos de graduação. Revista do IV Circuito PROGRAD. UNESP. São Paulo, v. 2, n. 2, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/DC3DXHvJpTYfKzNdrRgX9Nj/#. Acesso em: 3 ago. 2023.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SÁUL, Tamine Santos; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Interdisciplinaridade: a formação de professores de EPT e os desafios da sala de aula. In: Souza, Francisco das Chagas Silva; NUNES, Albino Oliveira. (org.). Temas em Educação Profissional e Tecnológica. Campos dos Goytacazes: Essentia Editora, 2019. 279 p. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/livros/issue/view/242. Acesso em: 10 ago. 2023.

SILVA, Jonas Cegelka da; ROTTA, Renata; GARCIA, Isabel Krey. O forno solar como ponte entre a física e o conforto das edificações. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 345-366, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n2p345. Acesso em: 6 fev. 2024.

TOQUERO, Cathy Mae. Emergency remote education experiment amid COVID-19 pandemic. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, [S.I.], v.15, p. 162–176, 2020. Disponível em: https://www.upo.es/revistas/index.php/IJERI/article/view/5113. Acesso em: 10 ago. 2023.

WILLIAMSON, Ben; EYNON, Rebecca; POTTER, John. Pandemic politics, pedagogies and practices: digital technologies and distance education during the coronavirus emergency. Learning, Media and Technology, [S.I.], v. 45, n. 2, p. 107-114, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2020.1761641. Acesso em: 10 ago. 2023.

Downloads

Publicado

16-10-2024

Como Citar

REZENDE, M. G. C. .; FERRETE, R. B. . GOOGLE CLASSROOM COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO INTEGRADO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–19, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14552. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14552. Acesso em: 21 nov. 2024.