AS CORES DA TERRA: ARTE-EDUCAÇÃO E OS SABERES DO POVO KOKAMA NO ALTO SOLIMÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i3.14390

Palavras-chave:

Programa Ciência na Escola, Saberes indígenas, Kokama, Arte-Educação

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), realizado na comunidade Guanabara II, da etnia indígena Kokama, município de Benjamin Constant, Alto Solimões, no Amazonas. O projeto visou proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio conhecimentos sobre produção de tintas naturais com materiais extraídos da terra e de plantas, bem como a confecção de desenhos e pinturas em telas. A pesquisa teve por objetivo compreender aspectos das tradições do povo Kokama quanto à produção de tintas naturais, confecção de telas e pinturas e exposição das artes confeccionadas. Com isso, pretendeu-se valorizar a cultura do povo Kokama, resgatando os saberes e conhecimentos ancestrais juntos aos membros da comunidade: lideranças, anciãos e conhecedores das plantas. A metodologia utilizada consistiu na história oral que, através de rodas de conversa e grupos de trabalho com os anciãos da comunidade, foram recolhidos conhecimentos sobre as tintas de uso Kokama. A pesquisa bibliográfica complementa a estratégia metodológica principal para melhor compreender as técnicas de fabricação de tintas naturais. Como resultado, foi possível notar a valorização dos saberes ancestrais no desenvolvimento dos conhecimentos sobre a fabricação de tintas naturais, o amadurecimento das habilidades para as produções artísticas e a colocação da cultura do povo Kokama em evidência. A experiência mostrou importante e necessária por proporcionar aos estudantes e à comunidade investigação sobre suas tradições e atrelado ao desenvolvimento do conhecimento científico como parte do processo de introdução dos jovens estudantes indígenas à universidade.

Biografia do Autor

Alcineis Aicate Peres, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos

Alcineis Aicate Peres. SEDUC, Benjamin Constant-AM, Brasil. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2014). É mestrando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA/UNILA). E-mail: alcineisperes543@gmail.com. Lattes: https://lattes.cnpq.br/3152202360611725. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-3539-446X.

Marcos de Jesus Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Marcos de Jesus Oliveira. Psicólogo e Sociólogo. Doutor em Sociologia. Docente da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). E-mail: oliveiramark@yahoo.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2883020573246390. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0478-3941.

Joicilene de Souza, Instituto de Natureza e Cultura, Benjamin Constant

Joicilene de Souza Araújo. Estudante de graduação do curso de Ciências Agrária e do Meio Ambiente na Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Natureza e Cultura, Benjamin Constant. E-mail: joicilenesouza94@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6992908742994691. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-9659-1176.

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

PERES, A. A.; OLIVEIRA, M. de J.; ARAÚJO , J. de S. AS CORES DA TERRA: ARTE-EDUCAÇÃO E OS SABERES DO POVO KOKAMA NO ALTO SOLIMÕES. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1–21, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i3.14390. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/14390. Acesso em: 21 dez. 2024.