Programa residência pedagógica e identidade docente

relato de um residente PCD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13659

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Identidade docente, Residente com deficiência

Resumo

Esse relato objetiva refletir sobre as experiências de um professor em formação vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP). Buscamos responder questões como: o aluno com deficiência pode vir a ser um professor? Quais as oportunidades e contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação da identidade docente de um professor com deficiência? Trata-se de uma pesquisa participante, bibliográfica, documental, com uma abordagem qualitativa. Fundamentamo-nos em: Amarilian (2004), Júnior e Sales (2020), Silva e Silva (2021), Vieira et al. (2022), dentre outros. Concluímos que mesmo diante de muitos desafios, o aluno PcD pode vir a ser um professor, porém, encontrará inúmeros impedimentos e uma escola resistente em adaptar-se às suas especificidades. A princípio poderá não se sentir incluído, mas sua presença pode ajudar a quebrar paradigmas e contribuir para o processo de inclusão na escola. O PRP possibilitou a superação de algumas barreiras e reflexões sobre a inclusão na docência.

Biografia do Autor

Elton Rodrigues Vieira, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC

Graduando em Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Residente do Programa Residência Pedagógica na mesma instituição, Quixadá, Ceará, Brasil. 

Keila Andrade Haiashida, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC

Pós-doutora em Educação (UFPB), Doutora em Geografia (UECE), Mestra em Educação (UFC), Graduada em Pedagogia (UFC), Graduanda em Psicologia (UNINASSAU). Professora Adjunta da FECLESC/UECE e Professora Permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras., Quixadá, Ceará, Brasil.

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

VIEIRA, E. R.; HAIASHIDA, K. A. Programa residência pedagógica e identidade docente: relato de um residente PCD . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13659. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13659. Acesso em: 3 dez. 2024.