Perfil formativo dos professores das escolas de ensino médio do campo no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13658

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação do campo, Ensino Médio, Ceará

Resumo

De natureza descritivo-analítica este artigo apresenta o perfil formativo dos professores das escolas de Ensino Médio do campo localizadas em assentamento da reforma agrária no Ceará. É produto de pesquisas nesse campo que visam compreender como essas escolas condensam interesses diversos das instituições que a gerenciam, a Secretaria de Educação do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Foi aplicado questionário misto, que expôs aspectos relativos ao tipo de formação inicial, continuada e em serviço feita pelos professores participantes. Os dados foram analisados de modo quantitativo, mas quando se objetivava compreender os desdobramentos dos dados, fez-se uma análise qualitativa. Os dados foram organizados no ATLAS.ti pelo método da análise de conteúdo. Com essa pesquisa, foi possível entender algumas das dificuldades enfrentadas pelos professores no trabalho com a especificidade da educação do campo graças a uma formação inicial que não ocorre nesse campo.

Biografia do Autor

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutora, mestra e estágio pós-doutoral em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação (PPGE/UECE), doutoranda em literatura comparada pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLetras/UFC), graduada em Letras (UFC) e Pedagogia (UECE), Universidade Federal Rural do Semi-árido; Departamento de Ciência e Tecnologia; Campus Multidisciplinar de Caraúbas, Rio Grande do Norte, Brasil.

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor e mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação (PPGE/UFC), estágio pós doutoral em Filosofia Política pela UFC, graduado em Direito (UFC) e licenciado em História (UECE). Itapipoca, Ceará, Brasil. 

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

PEREIRA, K. R. C.; COSTA, F. J. F. Perfil formativo dos professores das escolas de ensino médio do campo no Ceará. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 01–18, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13658. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13658. Acesso em: 19 jul. 2024.