Escolas de várzea: um retrato a partir de estudos em publicações (2009-2019)

a portrait from publications in the 2009-2019 cut

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13655

Palavras-chave:

Educação, História, Amazônia, Várzea

Resumo

Este texto apresenta o resultado de um plano de trabalho vinculado à pesquisa "Retrato das Escolas de Várzea na Amazônia Brasileira (Município de Santarém/PA)". O estudo teve por objetivo sistematizar conhecimentos sobre várzea e educação na Amazônia, identificando publicações na área de educação na Amazônia relacionadas às escolas de várzea, analisando abordagens, estudos e metodologias utilizadas, procurando identificar as categorias de análise sobre o tema. A metodologia consistiu em pesquisa estado da arte, no site do FEPAE/NNE, e na biblioteca do Instituto Cultural Boanerges Sena. Foram utilizados os descritores: “educação”, “Amazônia” e “escola ribeirinha” nos títulos, resumos e palavras-chave para identificar as publicações relevantes e realizar análise de conteúdo. O recorte histórico do estudo compreendeu os anos de 2009 a 2019. A pesquisa evidenciou que a educação enquanto fenômeno social possui aspectos comuns a outras realidades; enquanto direito constitucional, deve atender às necessidades das realidades dos sujeitos dentro de seus espaços geopolítico-sociais.

Biografia do Autor

Ronilsa Maria Braga Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste do Pará – UFOPA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA, Santarém, Pará, Brasil. 

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA. Santarém, Pará, Brasil. 

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

PEREIRA, R. M. B.; COLARES, A. A. Escolas de várzea: um retrato a partir de estudos em publicações (2009-2019): a portrait from publications in the 2009-2019 cut. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 01–14, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13655. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13655. Acesso em: 19 jul. 2024.