Escolas de várzea: um retrato a partir de estudos em publicações (2009-2019)

a portrait from publications in the 2009-2019 cut

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13655

Palavras-chave:

Educação, História, Amazônia, Várzea

Resumo

Este texto apresenta o resultado de um plano de trabalho vinculado à pesquisa "Retrato das Escolas de Várzea na Amazônia Brasileira (Município de Santarém/PA)". O estudo teve por objetivo sistematizar conhecimentos sobre várzea e educação na Amazônia, identificando publicações na área de educação na Amazônia relacionadas às escolas de várzea, analisando abordagens, estudos e metodologias utilizadas, procurando identificar as categorias de análise sobre o tema. A metodologia consistiu em pesquisa estado da arte, no site do FEPAE/NNE, e na biblioteca do Instituto Cultural Boanerges Sena. Foram utilizados os descritores: “educação”, “Amazônia” e “escola ribeirinha” nos títulos, resumos e palavras-chave para identificar as publicações relevantes e realizar análise de conteúdo. O recorte histórico do estudo compreendeu os anos de 2009 a 2019. A pesquisa evidenciou que a educação enquanto fenômeno social possui aspectos comuns a outras realidades; enquanto direito constitucional, deve atender às necessidades das realidades dos sujeitos dentro de seus espaços geopolítico-sociais.

Biografia do Autor

Ronilsa Maria Braga Pereira, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste do Pará – UFOPA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA, Santarém, Pará, Brasil. 

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA e do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA. Santarém, Pará, Brasil. 

Referências

ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra de; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; CORRÊA, Sergio Roberto M.; OLIVEIRA, Lorena Maria M. de; AMARAL, Alberto da Silva; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; ALVARES, Welligton de Pinho. Educação Popular do Campo na Amazônia: a experiência dos movimentos sociais populares do campo e a construção de novos espaços públicos de cidadania e democracia participativa. Educação do Campo: Políticas e Práticas no Pará e no Brasil – História, contexto e políticas públicas. Vol. 1. Salomão Antônio Mufarrej Hage et al. (Orgs.) p. 19-28. Belém, Gráfica Alves, 2012. 217p.

ALVES, G. L. Universal e Singular: Discussão e Abordagem Científica e Regional. (Versão atualizada em 29/05/2020) Trabalho apresentado no III Seminário Nacional do HISTEDBR, realizado na Universidade de Campinas-UNICAMP, Campinas, SP, entre 15 e 17 de novembro de 1995, e no III Congresso Iberoamericano de História de La Educacion Latinoamericana, realizado na Universidade Central da Venezuela, Caracas, de 9 a 14 de junho de 1996.

AMARAL, N. F. G. do. Proposta para a formação de professores ribeirinhos no Estado de Rondônia. Revista Exitus, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 183-200, 2016. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/82. Acesso em: 15 dez. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo; Edições 70, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, (2016). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 12 set. 2019.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. 4. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnico, 2020. 59p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: ago. de 2019

CALDART, Roseli Salete. Dicionário da Educação do Campo. Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Galdêncio Frigotto (Orgs.) - Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 788p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26224/2/Livro%20EPSJV%20011000.pdf Acesso em: 12 mai. 2023.

CANTO, O. Várzea e varzeiro. Belém, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/41467395/VARZEA_E_VARZEIROS_DA_AMAZONIA Acesso em: 05/02/2022 às 19:23h.

CARMO, Eraldo Souza do; PRAZERES, Maria Sueli Corrêa dos. Educação do campo e Políticas Públicas na Amazônia: Desafios e possibilidades. Educação do Campo: Políticas e Práticas no Pará e no Brasil – História, contexto e políticas públicas. Vol. 1. Salomão Antônio Mufarrej Hage et al.(Orgs.) p. 29-38. Belém, Gráfica Alves, 2012. 217p.

CARVALHO, M. C. A. de; DAMASCENO, E. A.; MOURA, M. dos S. L. Navegando em águas turvas no campo da política e da formação de professores. Revista Exitus, [S. I.], v. 9, n. 3, p. 169-196, 2019. DOI: 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID940. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/940 Acesso em: 15 dez. 2022.

COLARES, A. A.; ARRUDA, E. P. DE; COLARES, M. L. I. S. O Materialismo Histórico Dialético aplicado na compreensão do FenôMeno Educacional. Cenas Educacionais, v. 4, p. e11448, 8 jun. 2021.

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; ASSIS, Ana Eliza Spaolonzi Qeiroz Assia; PEREZ, José Roberto Ruiz. Dimensões a serem consideradas para a discussão de políticas educacionais na realidade amazônica. Práxis Educacional, [S. l.], v. 14, n. 27, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2926 . Acesso em: 15 dez. 2022.

COSTA, Renato Pinheiro da; OLIVEIRA, Damião Bezerra de. Contexto Amazônico na prática educacional. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, Ano 9, Vol. IX, Número 2, Jul-Dez, 2017, Pág. 138-162.Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/4589 Acesso em: 05 nov. 2022.

COSTA, Sinara Almeida da; VASCONCELOS, Jeyse Sunaya de; SANTOS, Célia Maria Guimarães. Avaliação na Educação Infantil: concepções de uma professora de creche ribeirinha da Amazônia Paraense. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 297–318, 2019. DOI: 10.20952/revtee.v12i31.9195. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9195. Acesso em: 7 dez. 2022.

FERREIRA, N. S. D. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257- 272, ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 out. 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O Enfoque da Dialética Materialista Histórica na Pesquisa Educacional. Metodologia da Pesquisa Educacional, 6 ed., São Paulo, Cortez, 2000. p.69-90.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2006, v. 14, n. 50 [Acessado 7 julho 2023], pp. 27-38. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100003>. Epub 15 Set 2006. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100003.

JESUS, Maria de Jesus de Castro.; FREITAS, Maria Natalina Mendes. Educação Do Campo: saberes construídos na diversidade dos sujeitos. Educação do Campo: Políticas e Práticas no Pará e no Brasil. Escola do Campo: metodologias e experiências educativas. Vol. 2. Damião Bezerra Oliveira et al. (org.). Belém – PA, Gráfica Alves, 2012p.169-175

LIMA, Maria Aldecy Rodrigues de; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão Os ribeirinhos e sua relação com os saberes. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 38, n. 24, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4027 . Acesso em: 15 dez. 2022.

LOUSADA, Elizângela Vieira; COSTA, Kleby Miranda; SANTOS, Olaíza. Quaresma dos. A Constituição da Identidade Ribeirinha: Interface Linguagem e Cultura. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas [e-ISSN: 2527-0141], [S. l.], v. 4, n. 2, p. 01–18, 2020. DOI: 10.29280/rappgev4i2.5531. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/5531. Acesso em: 15 dez. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria; Fundamentos de metodologia científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india Acesso em: jun. 2023.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares da. Educação de Jovens e Adultos em comunidades ribeirinhas na Amazônia: uma experiência de Educação Popular. Educação do Campo: políticas e práticas educacionais no Pará e no Brasil. Escola do Campo: metodologias e experiências educativas. v. 2 / Damião Bezerra Oliveira et al (org.). Belém -PA, Gráfica Alves, 2012. 251p.

Publicado

04-06-2024

Como Citar

PEREIRA, R. M. B.; COLARES, A. A. Escolas de várzea: um retrato a partir de estudos em publicações (2009-2019): a portrait from publications in the 2009-2019 cut. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 01–14, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13655. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13655. Acesso em: 24 nov. 2024.