Pérolas pedagógicas

o olhar da criança e suas perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13654

Palavras-chave:

Educação Infantil, Protagonismo Infantil, Pérolas Pedagógicas

Resumo

A presente produção tem como objetivo apresentar relatos de experiências produzidos através de observações e registros de algumas crianças da escola Núcleo de Desenvolvimento Infantil Casa Azul, localizada no município de Caucaia. As protagonistas dessa ação são algumas crianças do Infantil II e IV da instituição acima citada. Nosso intuito é demonstrar oralidades presentes no discurso estabelecido no contexto escolar, aqui denominadas Pérolas Pedagógicas. Essas constituem linguagens, estimuladas ou não por nós mediadoras e produzidas pelas crianças, que demonstram respostas inusitadas de nossas crianças diante de interrogações feitas pelas professoras. Aplicamos a metodologia que proporcionou respostas a perguntas (planejadas pelas professoras) das crianças. Tal produção contribuirá para reflexão sobre as diferentes respostas e a intervenção pedagógica diante das falas protagonizadas pelas crianças.

Biografia do Autor

Francisca Karla Botão Aranha, Prefeitura Municipal de Caucaia - Ceará

Doutora em Educação Brasileira (UFC). Mestre em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Gestão Escolar (FAEL). Graduada em Pedagogia (UFC). Professora da Educação Básica no Município de Caucaia, Ceará, Brasil. 

Juliana Barbosa de Morais Weingartner, Prefeitura Municipal de Caucaia - Ceará

Mestre em Ciências da Educação (UCDB), Especialista em Psicomotricidade (FACPED), Educação Infantil (FATAP), Pedagoga (UVA), Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Caucaia, Ceará, Brasil. 

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

ARANHA, F. K. B.; WEINGARTNER, J. B. de M. Pérolas pedagógicas: o olhar da criança e suas perspectivas . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 01–10, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13654. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13654. Acesso em: 22 dez. 2024.