Pérolas pedagógicas
o olhar da criança e suas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13654Palavras-chave:
Educação Infantil, Protagonismo Infantil, Pérolas PedagógicasResumo
A presente produção tem como objetivo apresentar relatos de experiências produzidos através de observações e registros de algumas crianças da escola Núcleo de Desenvolvimento Infantil Casa Azul, localizada no município de Caucaia. As protagonistas dessa ação são algumas crianças do Infantil II e IV da instituição acima citada. Nosso intuito é demonstrar oralidades presentes no discurso estabelecido no contexto escolar, aqui denominadas Pérolas Pedagógicas. Essas constituem linguagens, estimuladas ou não por nós mediadoras e produzidas pelas crianças, que demonstram respostas inusitadas de nossas crianças diante de interrogações feitas pelas professoras. Aplicamos a metodologia que proporcionou respostas a perguntas (planejadas pelas professoras) das crianças. Tal produção contribuirá para reflexão sobre as diferentes respostas e a intervenção pedagógica diante das falas protagonizadas pelas crianças.
Referências
ANTÔNIO, Severino; TAVARES, Katia. Uma pedagogia poética para as crianças. 4. ed. Americana: Adonis, 2019. 112 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEIs). Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
EATON, Heather et al. Espírito transcendente: honrar a criança e a religião: questões e insights. In: CAVOUKIAN, Raffi; OLFMAN, Sharna (org.). Honrar a Criança: como transformar este mundo. São Paulo: Instituto Alana, 2009. Cap. 6. p. 111-127.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020. 200 p.
GONZÁLEZ REY, Fernando L. A pesquisa e o tema da subjetividade em educação. Psicologia da Educação, v. 13, p. 9-15, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32815. Acesso em: 13 ago. 2023.
MORAES, Rosalina Rocha Araújo; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 23, n. 41, p. 209-234, set./dez. 2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4956. Acesso em: 13 ago. 2023.
REDIN, Marita Maria. Sobre as crianças, a infância e as práticas escolares. In: REDIN, Euclides; MULLER, Fernanda; REDIN, Marita Martins (Org.). Infâncias: cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 11-22.
SCHNEIDER, Mariângela Costa. O protagonismo infantil e as estratégias de ensino que o favorecem em uma turma de Educação Infantil. 2015. 147 p. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/bd581a45-f2df-439d-8fdb-225b3d690cd9/content. Acesso em: 13 ago. 2023.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: ArtMed, 2003.