A educação integral sob a perspectiva dos professores de sociologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13638

Palavras-chave:

Educação integral, Sociologia, Professores

Resumo

O presente trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. As mudanças globais na contemporaneidade demandam das escolas de ensino médio a necessidade de estruturar possibilidades para uma efetiva política pública educativa, comprometida com as múltiplas necessidades da população brasileira. Assim, os sistemas educativos devem prever a omnilateralidade, objetivando a educação integral como perspectiva de melhorar a eficiência do processo pedagógico. Como a educação, segundo Durkheim (1978), é um assunto eminentemente social, tanto pelas suas origens como pelas suas funções, o objetivo deste trabalho é compreender o lugar da sociologia na educação integral, sob a perspectiva dos professores de sociologia. Metodologicamente utilizou-se uma abordagem qualitativa, com análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos professores. Os dados obtidos trouxeram um olhar sobre a sociologia como forma de potencialização da formação do homem exigido pela sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Lorena Cristina de Queiroz Forte, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Sociologia pela UFC. Graduada e licenciada em Geografia pela UECE. Professora de Geografia da Rede Estadual do Ceará desde 2010. Atualmente, ocupa o cargo de superintendente escolar na Seduc- CE, Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

FORTE, L. C. de Q. A educação integral sob a perspectiva dos professores de sociologia . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13638. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13638. Acesso em: 17 jul. 2024.