A educação integral sob a perspectiva dos professores de sociologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13638

Palavras-chave:

Educação integral, Sociologia, Professores

Resumo

O presente trabalho constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. As mudanças globais na contemporaneidade demandam das escolas de ensino médio a necessidade de estruturar possibilidades para uma efetiva política pública educativa, comprometida com as múltiplas necessidades da população brasileira. Assim, os sistemas educativos devem prever a omnilateralidade, objetivando a educação integral como perspectiva de melhorar a eficiência do processo pedagógico. Como a educação, segundo Durkheim (1978), é um assunto eminentemente social, tanto pelas suas origens como pelas suas funções, o objetivo deste trabalho é compreender o lugar da sociologia na educação integral, sob a perspectiva dos professores de sociologia. Metodologicamente utilizou-se uma abordagem qualitativa, com análise documental, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos professores. Os dados obtidos trouxeram um olhar sobre a sociologia como forma de potencialização da formação do homem exigido pela sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Lorena Cristina de Queiroz Forte, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestre em Sociologia pela UFC. Graduada e licenciada em Geografia pela UECE. Professora de Geografia da Rede Estadual do Ceará desde 2010. Atualmente, ocupa o cargo de superintendente escolar na Seduc- CE, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio: Graal, 1983.

BERGER, Peter L. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento por Peter L. Berger e Thomas Luckmann; Petrópolis, Vozes,1985.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Ministério da Educação. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 mar. 2023.

BRASIL. Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009, 52 p.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2023.

DAYRELL, Juarez e CARRANO, Paulo. Juventude e ensino Médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, CARRANO E MAIA (orgs.). Juventude e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

DURKHEIM. E. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos,1978.

FERNANDES, F. O ensino de sociologia na Escola Secundária brasileira. Anais do I Congresso Brasileiro de Sociologia. São Paulo, 1954.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. In: Educação integral, cadernos CENPEC, nº 2, 2º semestre, p. 15-27, 2006.

JINKINGS, Nise. Ensino de Sociologia: particularidades e desafios contemporâneos. Mediações - Revista de Ciências Sociais, v.12, nº1, p. 113-130, jan/jun, 2007. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3391

Acesso em: 15 de abril de 2023.

NOSELLA, Paolo; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval (Org.). Mario Alighiero Manacorda: aos educadores brasileiros. Campinas: Unicamp/HISTEDBR-FE/CNPq, 2007. P. 1-26.

Publicado

04-06-2024

Como Citar

FORTE, L. C. de Q. A educação integral sob a perspectiva dos professores de sociologia . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13638. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13638. Acesso em: 21 nov. 2024.