O uso de materiais não estruturados como forma de potencializar o brincar livre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13637

Palavras-chave:

Baú Brincante, Brincar Livre, Brincadeira

Resumo

O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa intitulado “Baú Brincante: o potencial dos materiais não estruturados para o brincar livre das crianças da educação infantil”, que tem como objetivo abordar a importância do brincar livre para o desenvolvimento integral da criança. É, através do brincar livre, que as crianças vivem experiências motivadoras e criativas, transformando e produzindo significados que contribuem na sua integração na sociedade. O brincar livre com materiais não estruturados ajuda a potencializar e vivenciar a cultura lúdica infantil, visto que, através deste, as crianças são estimuladas a criar, recriar e produz suas próprias brincadeiras e brinquedos, desenvolvendo assim sua imaginação, autonomia e criatividade. É nessa concepção que se entende que o brincar possui valores educacionais e suas práticas contribuem para que a aprendizagem aconteça naturalmente. Nesse viés, este estudo trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, na qual na primeira etapa realizamos um levantamento bibliográfico, à luz de teóricos como: Barbosa (2011), Cardoso (2018), Lopes (2016), Corsaro (2011), Wajskop (2007), Winnicott (1975), com a finalidade de enfatizar o quanto a brincadeira livre é uma grande potencializadora do desenvolvimento das crianças, pois permite que elas se conectem com o mundo, explorem o seu corpo e construam o seu imaginário, além de contribuir de forma positiva para o seu desenvolvimento pessoal e de sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Ananda Vieira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UESB – Pic/UESB, pelo projeto de Pesquisa interinstitucional Baú Brincante: estudo sobre a potencialidade dos materiais não estruturados para o brincar livre da criança da Educação Infantil (UFBA/UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade e Infância - GEPELINF, Jequié, Bahia, Brasil.

Débora Andrade Lago, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UESB – Pic/UESB, pelo projeto de Pesquisa interinstitucional Baú Brincante: estudo sobre a potencialidade dos materiais não estruturados para o brincar livre da criança da Educação Infantil (UFBA/UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade E Infância - GEPELINF, Jequié, Bahia, Brasil.

Graciele Oliveira Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UESB – Pic/UESB, pelo projeto de Pesquisa interinstitucional Baú Brincante: estudo sobre a potencialidade dos materiais não estruturados para o brincar livre da criança da Educação Infantil (UFBA/UESB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade E Infância - GEPELINF, Jequié, Bahia, Brasil.

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

SANTOS, A. V. dos; LAGO, D. A.; PIRES, G. O. O uso de materiais não estruturados como forma de potencializar o brincar livre . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–15, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13637. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13637. Acesso em: 17 jul. 2024.