O uso de materiais não estruturados como forma de potencializar o brincar livre
DOI:
https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13637Palavras-chave:
Baú Brincante, Brincar Livre, BrincadeiraResumo
O presente trabalho refere-se a um projeto de pesquisa intitulado “Baú Brincante: o potencial dos materiais não estruturados para o brincar livre das crianças da educação infantil”, que tem como objetivo abordar a importância do brincar livre para o desenvolvimento integral da criança. É, através do brincar livre, que as crianças vivem experiências motivadoras e criativas, transformando e produzindo significados que contribuem na sua integração na sociedade. O brincar livre com materiais não estruturados ajuda a potencializar e vivenciar a cultura lúdica infantil, visto que, através deste, as crianças são estimuladas a criar, recriar e produz suas próprias brincadeiras e brinquedos, desenvolvendo assim sua imaginação, autonomia e criatividade. É nessa concepção que se entende que o brincar possui valores educacionais e suas práticas contribuem para que a aprendizagem aconteça naturalmente. Nesse viés, este estudo trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, na qual na primeira etapa realizamos um levantamento bibliográfico, à luz de teóricos como: Barbosa (2011), Cardoso (2018), Lopes (2016), Corsaro (2011), Wajskop (2007), Winnicott (1975), com a finalidade de enfatizar o quanto a brincadeira livre é uma grande potencializadora do desenvolvimento das crianças, pois permite que elas se conectem com o mundo, explorem o seu corpo e construam o seu imaginário, além de contribuir de forma positiva para o seu desenvolvimento pessoal e de sua aprendizagem.
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