O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13636

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Experiência, Formação Inicial de Professores

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório, qualitativo e bibliográfico, que se fundamenta em autores do campo da Educação, baseado em minhas experiências adquiridas nas atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado IV – Regência nos Anos Finais do Ensino Fundamental, sendo uma atividade obrigatória do curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri – URCA. Diante disso, este trabalho propõe se discutir a respeito da relevância das unidades curriculares que compõem o Núcleo de Estágio Supervisionado e da prática do estágio focalizada para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em que é notório que a partir dessas práticas acadêmicas podemos confirmar a nossa escolha profissional e nos sentirmos pertencentes a essa profissão árdua e gratificante de docentes da Educação Básica.

Biografia do Autor

João Rydllem Alcantara Ferreira, Universidade Regional do Cariri- URCA

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato, Ceará, Brasil.

Referências

BOARINI, Maria Lucia. Indisciplina escolar: uma construção coletiva. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, p. 123-131, 2013.

BRASIL. Lei N º 10.004, de 5 de setembro de 2019. Institui o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d10004.htm Acesso em: 30 nov. 2022.

CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de história?. História & Ensino, v. 21, n. 2, p. 105-124, 2015.

DA PONTE, João Pedro; QUARESMA, Marisa; PEREIRA, Joana Mata. É mesmo necessário fazer planos de aula?. Educação e Matemática, n. 133, p. 26-35, 2015.

DA SILVA, Cícera Mônica Rodrigues; DE SOUSA, Maria Arleilma Ferreira. O Estágio Supervisionado como um lócus de experiências da docência. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-12, 2022.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores-saberes da docência e identidade do professor. Nuances: estudos sobre Educação, v. 3, n. 3, 1997.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

STÜRMER, Patrícia Aparecida; UMBELINO, Janaina Damasco. Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: por que as crianças não aprendem? Perspectiva, v. 38, n. 1, p. 1-23, 2020.

Publicado

04-06-2024

Como Citar

FERREIRA, J. R. A. O papel do estágio supervisionado na formação inicial de professores . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–11, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13636. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13636. Acesso em: 21 nov. 2024.