Educação infantil: espaço de aprendizagens culturais

space for cultural learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v9i2.13633

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Aprendizagem, Ambiente Cultural

Resumo

A educação infantil é um espaço de disputas entre a maturação constante na fase e o aprendizado ocorrido em um ambiente cultural. Por meio de análise de documentos legais e pesquisa bibliográfica, buscamos identificar o quanto a educação infantil se aproxima do contexto de aprendizagem. O objetivo é analisar as legislações e documentos em busca de suas concepções sobre a educação e/ou educação infantil e ainda verificar o que autores de referência como Vigotski, Rogoff e Freire estabelecem sobre o desenvolvimento e a aprendizagem, bem como suas relações. Entre as conclusões está que, embora o desenvolvimento biológico ocorra vigorosamente nesta fase, a aprendizagem é fundamental para a formação do ser humano.

Biografia do Autor

Valmir Rogério Torres, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFSCAR). Pós-graduação Lato sensu em Gestão Educacional (CEUCLAR), Gestão de Currículos (USP), Mídias na Educação (UFSJ), Neurolinguística (CESDA), MBA Gestão Empreendedora- Educação (UFF). Graduação: Matemática (UNESP) e Pedagogia (CEUCLAR). 

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Publicado

04-06-2024

Como Citar

TORRES, V. R. Educação infantil: espaço de aprendizagens culturais : space for cultural learning. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.29280/rappge.v9i2.13633. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/13633. Acesso em: 21 nov. 2024.