A aplicabilidade do currículo escolar no cenário amazônico frente à diversidade religiosa brasileira

Autores

  • Elenilce da Costa Sales Faculdade Unida - Vitória/ES

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11728

Resumo

Este artigo aborda a diversidade religiosa brasileira e sua aplicabilidade dentro dos contextos escolares amazônicos, tendo como base o currículo proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), levando em consideração os documentos que norteiam as práticas escolares do Ensino Religioso. Para subsidiar as discussões teóricas foram utilizados os autores Huff Júnior (2008), Monteiro (2006) e Fonseca e Adad (2016). Por se tratar de uma temática bem complexa, com posicionamentos antagônicos acerca do Ensino Religioso Escolar, o artigo realizará discussões acerca das religiões: história e aplicabilidade no contexto escolar; reflexões sobre respeito, diversidade e igualdade e práticas escolares de valorização e respeito à diversidade religiosa. Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica, cuja metodologia utilizada é o ver, o julgar e o agir, na perspectiva de elucidar o questionamento: de que forma a diversidade religiosa brasileira tem sido concebida e aplicada nos currículos escolares dentro do cenário amazônico?

Biografia do Autor

Elenilce da Costa Sales, Faculdade Unida - Vitória/ES

Doutoranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida. Com graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Sou Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Referências

AGOSTINHO N. BATISTA, P.; SIQUEIRA, G. P. Ensino religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade. Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 55, p. 33-60, 15 de julho de 2022. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/23832

ARAGÃO, GILBRAZ; SOUZA, MAILSON. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicabilidade ao Ensino Religioso. Estudos Teológicos. São Leopoldo, v.8, n. 1, p 42-. Jan/jun 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Disponível em: http:// base nacional comum.mec.gov.br. Acesso em:25 out. 2022.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Gráfica do Congresso Nacional, 1998.

CARLOS, J. G. Ensino religioso nas escolas públicas municipais de Juazeiro Do Norte/CE: interface entre a legislação e a prática/ Juliana Gouveia Carlos. -- Vitória: UNIDA / Faculdade Unida de Vitória, 2019.

CASTELHANO, J. N. F. M. O Método de Cardijn: Ver, Julgar e Agir. A sua vivência e aplicação na Acção Católica Rural. Universidade Católica Portuguesa: Porto, 2017.

CARON, L. O currículo do Ensino Religioso e as matrizes culturais do povo brasileiro. Revista Relegens Thréskeia: revista de pesquisas e estudos em religião, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 52-70, 2013. Disponível em: Acesso em: 30 jan. 2023.

FONSECA, A. B; ADAD, C. J. (Orgs.). Relatório sobre intolerância e violência religiosa no Brasil (2011-2016): resultados preliminares. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

HUFF JUNIOR, Arnaldo E. Campo religioso brasileiro e história do tempo presente. CADERNOS CERU, série 2, v. 19, n.2, dez. 2008.

JUNQUEIRA, S. R. A. Educação e História do Ensino Religioso. Pensar a Educação em Revista, Curitiba/Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 5-26, jul-set/2015.

BRASIL, LEI 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 02 março de 2023.

BRASIL, LEI 5.692, de 11 de agosto de 1971. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128525/lei-de-diretrizes-e-base-de-1971-lei-5692-71. Acesso em: 01 março de 2023.

BRASIL, LEI 10.639, de 09 de Janeiro de 2003. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 20 de outubro de 2022.

LOPES, A. L; PERTILE, C. A. O método VER-JULGAR-AGIR: genealogia e sua relação com a Teo-logia da Libertação. Razão e Fé. Vol.22. N. 2. 2020. Pag 33-43.

MONTEIRO, P. Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil. Revista Novos Estudos. Cebrap. São Paulo, n.74, mar 2006, p. 47-65.

MUNIZ, T. A. A disciplina ensino religioso no currículo escolar brasileiro: institucionalização e permanência. 2014. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Campus Catalão, Universidade Federal de Goiás, 2014. p. 143.

PAULY, E. L. O dilema epistemológico do Ensino Religioso. Revista Brasileira de Educação. Distrito Federal, n. 27, 2004.

REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/RCA-Fundamental-II.pdf. Acesso em 19 jul 2022.

RIBEIRO, O. L. Ambiguidade e insuficiências: uma análise da área de Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Caminhos, Goiânia, Especial, V. 18, p. 79 – 94, 2020.

SANTOS, R. O; SEIBT, C. L. Ciências das Religião e o Ensino Religioso na Amazônia. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 373-393, mai/ago 2014.

SANTOS, M. A. R. O Ensino Religioso nas práticas pedagógicas em uma perspectiva de educação popular. PLURA, Revista de Estudos de Religião, v. 10, n.02, 2019, p. 165-184.

SANTOS, F. A. S dos; GONÇALVES, J. M; RIBEIRO, O. L. Ciências das Religiões Aplicadas: interfaces de uma Ciência Profissão. Unida: Vitória/ES, 2014.

Publicado

08-06-2023

Como Citar

DA COSTA SALES, E. A aplicabilidade do currículo escolar no cenário amazônico frente à diversidade religiosa brasileira . Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11728. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11728. Acesso em: 21 nov. 2024.