Desenvolvimento humano como propósito e desafio na formação em psicologia escolar e educacional

Autores

  • Ana Cristina Vizelli Universidade São Francisco -USF
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco - USF

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11596

Resumo

A promulgação da Lei 13.935 (2019) é um marco de conquista da sociedade e da Psicologia como profissão e ciência, exigindo aprofundarmos o debate e as reflexões sobre nossa práxis no campo da formação da(o) psicóloga(o) escolar. Nesse sentido, o estágio supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional (PEE) é um dispositivo fundamental para as apropriações iniciais da prática profissional. Todavia, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, ainda que indiquem um percentual mínimo para os estágios, descrevem condições rasas para a realização deles. Baseadas na teoria vigotskiana, fundada na epistemologia objetiva, materialista e na lógica dialética, pretendemos investigar algumas condições do contexto de estágio em PEE e buscar indícios dos modos como o meio impacta na formação da estagiária. Os dados aqui analisados fazem parte do corpus da pesquisa de doutorado de uma das autoras, realizada num grupo de supervisão de estágio em PEE. As supervisões foram registradas em áudio e o seu conteúdo foi transcrito. Para o presente artigo, selecionamos os episódios relativos às expectativas sobre o papel da estagiária de PEE e às concepções de desenvolvimento humano. A análise se pautou na estrutura dialética do método vigotskiano, por meio da dinâmica entre geral – particular – singular. Os principais resultados revelaram: concepções mecanicistas e associacionistas do desenvolvimento, circulantes em diferentes contextos e níveis da Educação, (inter)subjetividades marcadas por relações de poder e expectativas reducionistas sobre a PEE. Simultaneamente, parcerias colaborativas no campo e na supervisão de estágio contribuíram para a paulatina construção de (inter)ações da estagiária coadunadas com o compromisso ético e social da nossa profissão.

Biografia do Autor

Ana Cristina Vizelli, Universidade São Francisco -USF

Mestre em Psicologia Escolar e Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutoranda em Educação pelo PPGSS em Educação da Universidade São Francisco. Bolsista Capes.

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco - USF

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Em 2018, estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT, na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, sob supervisão da Profa. Dr.a. Teresa Sarmento, desenvolvendo o projeto 'Um estudo sobre a formação docente de alunos de Pedagogia: a narrativa biográfica como meio/modo de elaboração de conhecimento'. Docente no Ensino Superior. Entre 1996-2011, na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), no curso de Fonoaudiologia. Neste contexto, coordenou o Projeto de Pesquisa A compreensão dos indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em crianças com deficiência mental na escola regular (Auxílio Regular Fapesp, 2009-2011), foi coordenadora do curso de Fonoaudiologia (2010-2011), membro do Conselho de Pesquisa, ensino e extensão (2010-2012) e membro do comitê científico (2008-2011) e Membro da Comissão Científico-Editorial da revista ?Saúde em Revista? (2009-2011). Além disso orientou projetos de iniciação científica com bolsas Pibic e Fapesp. Entre 2012 e 2014 atuei como docente do curso de Mestrado em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) e do curso de Pedagogia. Desde 2015 atua como professora na Universidade São Francisco - SP, no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas e no Curso de Pedagogia. Membro do NDE do curso de Pedagogia desde 2018. Vem desenvolvendo projetos de investigação na área da Educação Especial relacionados aos seguintes temas: escolarização de alunos com deficiência, relações de ensino, inclusão escolar, linguagem e narrativa, com fundamentação nos pressupostos teórico e metodológicos da psicologia histórico-cultural. Nesta instituição coordenou o projeto interinstitucional ?A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas? (Edital Ciências Humanas/CNPq 2015-2017), com pesquisadoras da Unimep e do CUML. Coordenadora do projeto 'A pesquisa narrativa com crianças com deficiência: sentidos e possibilidades na/para a educação inclusiva' (Auxílio Regular/Fapesp 2020-2022). Participou como pesquisadora dos projetos ?Estudos e pesquisas de práticas de letramento matemático escolar e de formação docente? (OBEDUC/Capes 2015-2017) e ?A prática docente e as prescrições curriculares? (Edital Universal/CNPq 2019-2021). Atualmente participa como pesquisadora do projeto ''Prática de letramento escolar nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a formação docente" (Edital Universal CNPq 2021-2023) e do projeto interinstitucional com pesquisadores de diferentes instituições do país ?Estudos Brasileiros em Defectologia e Psicopatologia na Teoria Histórico-Cultural? (2022-2024). Membro do comitê científico da USF desde 2016. Líder do grupo de pesquisa Relações de Ensino e Trabalho docente, certificado pela instituição, cadastrado no CNPq. Editora de seção Educação Especial do Periódico Horizontes/USF e Membro do Corpo Editorial da Revista de Educação Especial/UFSM. Foi vice-coordenadora do PPGE/USF no ano de 2017 e desde 2018 e atua como coordenadora deste programa. Bolsista Produtividade CNPq - nível II.

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Publicado

10-04-2023

Como Citar

VIZELLI, A. C.; FREITAS, A. P. de. Desenvolvimento humano como propósito e desafio na formação em psicologia escolar e educacional. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 7, n. 01, p. 1–17, 2023. DOI: 10.29280/rappge.v7i01.11596. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/11596. Acesso em: 22 dez. 2024.