Estratégias metodológicas em tempos de pandemia

perspectivas de uma docente em formação

Autores

  • Luciana Diniz Ferreira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rúbia Darivanda da Silva Costa Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Euricleia Gomes Coelho Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11400

Palavras-chave:

Conhecimento Científico;, Ensino de Ciências;, Aulas Experimentais.

Resumo

O ensino de ciências tem passado por diversas adaptações que visam melhorar a qualidade do processo de ensino e do aprendizado dos alunos da educação básica, principalmente em relação ao saber científico. Mas, para que isso aconteça, é necessário que os professores adotem metodologias diversificadas, que estimulem e motivem os alunos a participarem ativamente das aulas. O enfrentamento da pandemia de covid-19 trouxe uma série de desafios para a sociedade e para o contexto educacional, pois profissionais da educação vivenciaram um cenário extremamente novo e desafiador, o que os motivou a buscar novas alternativas e metodologias para a continuidade do ano letivo. Sendo assim, este relato vem discutir acerca das experiências acadêmicas adquiridas durante a disciplina de Prática de Química, do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas, bem como apresentar as estratégias metodológicas adotadas durante o período pandêmico, avaliando o contexto metodológico e associando teoria e prática em meio ao enfrentamento e superação da pandemia. O presente trabalho tem caráter qualitativo, tendo como objetivo principal relatar a experiência vivenciada por uma acadêmica durante as atividades desenvolvidas em uma disciplina ministrada remotamente. Dentro desse contexto, os resultados são caracterizados pela discussão a respeito das sequências didáticas elaboradas com recursos audiovisuais, além da experimentação com o intuito de impulsionar a construção do saber científico durante o processo de ensino e aprendizagem. Assim, percebemos que é imprescindível que os professores estejam preparados desde a sua formação inicial e por meio de diversas outras estratégias para que se possa ter êxito no processo de ensino e aprendizagem de seus alunos. Por fim, as experiências relatadas ao longo do texto demonstram a evolução crescente e positiva do uso de estratégias como ferramentas de apoio para o aprendizado dos conteúdos de ciências, bem como sua importância na construção do conhecimento dos alunos.

Biografia do Autor

Luciana Diniz Ferreira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduanda em Licenciatura Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Atua na área de Botânica, subáreas Etnobotânica e Micologia e Ensino.

Rúbia Darivanda da Silva Costa, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC / UFMT-UFPA-UEA. Professora do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Vale do Rio Madeira, em Humaitá/Am.

Euricleia Gomes Coelho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente nas disciplinas de Prática de Ensino em Química e Estágios supervisionados, Coordenadora da residência Pedagógica - Química/Humaitá- IEAA.

Referências

BATISTA, F. A.; COELHO, E. G.; COSTA, R. D. S. Prática de ensino em Química e a utilização de recursos tecnológicos durante o ensino remoto. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a Covid-19? Brasília: ministério da saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 05 abr. 2022.

FREITAS SOARES, I., PRADO, G. M., MANCINI, K. C., PIROVANI, J. C. M. A representatividade do PIBID no ensino de Ciências e na formação docente. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, v. 2, n. 5, 2020.

HALFEN, R. A. P., NACHTIGALL, S. M. B., MERLO, A. A., RAUPP, D. T. Experimentos químicos em sala de aula utilizando recursos multimídia: uma proposta de aulas demonstrativas para o ensino de Química Orgânica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, p. 270-294, 2020.

LOPES, Z.; LOPES, L. A. Sequência didática para o ensino de citologia na educação de jovens e adultos. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 13968-13977, 2021.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em Tempos de Pandemia no Brasil: Saberes fazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 215-224, 2020.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. 2018. E-book.

PROENÇA, M. A. Prática docente: a abordagem de Reggio Emilia e o trabalho com projetos, portfólios e redes formativas. 1. ed. São Paulo: Panda Educação, 2018.

SANTANA, D. E. R. F. Análise de plataformas de streaming de vídeos e sua relação com TIC no ensino de ciências para a educação básica. 2020.

SANTOS, A. N. B.; LIMA BESSA, F. G. C. ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: avanços e perspectivas a partir de reflexões e contextos da atualidade. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 2, p. 16-16, 2021.

SANTOS SILVA, D.; ANDRADE, L. A. P.; DOS SANTOS, S. M. P. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e424997177-e424997177, 2020.

SILVA, E. H. B.; SILVA NETO, J. G.; SANTOS, M. C. Pedagogia da pandemia: reflexões sobre a educação em tempos de isolamento social. Revista LatinoAmericana de Estudos Científicos, p. 29-44, 2020.

SILVA, F. N., DA SILVA, R. A., DE AMORIM RENATO, G., DE CÁSSIA SUART, R. Concepções de professores dos cursos de Química sobre as atividades experimentais e o Ensino Remoto Emergencial. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1-21, 2020.

SILVA, J. L., DA SILVA, D. A., MARTINI, C., DOMINGOS, D. C. A., LEAL, P. G., BENEDETTI FILHO, E., FIORUCCI, A. R. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada do tema vidros. Química Nova na Escola, v. 34, N° 4, p. 189-200, 2012.

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Ferreira, L. D., Costa, R. D. da S., & Coelho, E. G. (2023). Estratégias metodológicas em tempos de pandemia: perspectivas de uma docente em formação. Revista Amazônida: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Amazonas, 7(01), 1–13. https://doi.org/10.29280/rappge.v7i01.11400