A pseudoqualidade da gestão integrada da escola (GIDE) na SEMED/Manaus

Autores

  • Luciana de Lima Pereira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Selma Suely Baçal de Oliveira Universidade Federal do Amazônas -Ufam

DOI:

https://doi.org/10.29280/rappge.v6i01.10668

Resumo

Este artigo faz um convite à leitura da tese denominada Escola não é empresa: a pseudoqualidade da GIDE nas escolas de Manaus, que foi premiada, na área da Educação, pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/UFAM), no ano de 2021. Problematiza a enunciada qualidade educacional propagada pela GIDE na Semed/Manaus no período de 2014 a 2018, sob a consultoria da Empresa Instituto Áquila. Fundamenta-se em autores clássicos e contemporâneos tanto da tradição marxista quanto empresarial. A pesquisa baseia-se em análise documental, de contratos estabelecidos entre a Semed/Manaus e a Empresa Instituto Áquila, além de questionários e entrevistas semiestruturadas. Conclui que, por meio da GIDE com seus elementos rígidos de monitoramento do trabalho escolar, a Rede Municipal de Ensino colabora para o preparo da barata mão de obra, “certificada” e facilmente substituível do Polo Industrial de Manaus. Deste modo, a tese ora apresentada contribui para o enfrentamento dos inúmeros desafios amazônicos, uma vez que aborda uma temática de inegável relevância que necessita ser integrada a estudos similares tanto no âmbito local quanto em outros países da América Latina que convivem com processos similares de privatização da gestão e pedagógicos. Destaca que a prática empresarial levada a efeito por meio da GIDE replicada nas escolas de Manaus produz uma pseudoqualidade do ensino e resultará na desqualificação do trabalho peculiar da própria escola.

Biografia do Autor

Luciana de Lima Pereira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2006). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFAM/2007). Possui mestrado em Educação (UFAM/2013). É doutora em Educação na linha de pesquisa: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (UFAM/2020). Tem experiência na área da Educação Básica e Superior. É funcionária pública estadual e municipal exercendo as funções de pedagoga e formadora na Educação Básica modalidade EJA. Pesquisa os seguintes temas: trabalho, qualificação, gestão do trabalho, gestão escolar, qualidade da Educação Básica

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazônas -Ufam

É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, no Brasil. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Nasceu no estado do Amazonas, no Município de Manaus. Em 2002 recebeu o título de Doutora em Educação, pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas se voltam para os temas relacionados ao Estado, Sociedade e Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Trabalho e Relação Público/Privado em Educação. É autora de quatro livros e diversos artigos em periódicos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação, certificado pelo CNPq. Atualmente é Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM/Brasil

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

DE LIMA PEREIRA, L.; SUELY BAÇAL DE OLIVEIRA, S. A pseudoqualidade da gestão integrada da escola (GIDE) na SEMED/Manaus. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S. l.], v. 6, n. 01, p. 01–14, 2021. DOI: 10.29280/rappge.v6i01.10668. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/10668. Acesso em: 21 dez. 2024.