POLÍTICA DO OLHAR E COMUNIDADE DE SENTIDOS NAS REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS DE UMA “ÁFRICA PORTUGUESA” (1960-1970)

POLICY OF LOOKING AND COMMUNITY OF SENSES IN PHOTOGRAPHIC REPRESENTATIONS OF A “PORTUGUESE AFRICA” (1960-1970)

Autores

  • Harley Abrantes Moreira UPE

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.da5.p.1.25

Palavras-chave:

História, África, fotografias

Resumo

Esse artigo trata da linguagem fotográfica. Seu objeto é um conjunto de fotografias, supostamente de africanos (a), publicadas por uma revista missionária brasileira durante a década de 1960. Através dos conceitos de “representação” , nos termos elaborados por Roger Chartier, e de “comunidade de sentidos”, segundo Michel Foucault, perseguiremos o duplo objetivo de mostrar o funcionamento dessas imagens enquanto vetores de comunicação cultural e demonstrar que, mesmo sem as informações autorais relevantes para a sua análise, é possível, ao historiador, seguir as pistas que apontem para suas provisórias conclusões, aqui denotadas pela afirmação de que tais imagens participavam de um circuito de formação de sentidos, onde portugueses e brasileiros compartilhavam de ligações simbólicas, com as quais a África e seus habitantes eram construídos e dados a ler.

Palavras-chave: História; África; fotografias.

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Biografia do Autor

Harley Abrantes Moreira, UPE

Professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5535-076X. E-mail: harleyabrantes@hotmail.com

Referências

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Moreira, H. A. (2021). POLÍTICA DO OLHAR E COMUNIDADE DE SENTIDOS NAS REPRESENTAÇÕES FOTOGRÁFICAS DE UMA “ÁFRICA PORTUGUESA” (1960-1970): POLICY OF LOOKING AND COMMUNITY OF SENSES IN PHOTOGRAPHIC REPRESENTATIONS OF A “PORTUGUESE AFRICA” (1960-1970). Canoa Do Tempo, 13, 1–25. https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.da5.p.1.25

Edição

Seção

Dossiê-Experiências coloniais na África: Instituições, Dinâmicas e Sujeitos