A TRAJETÓRIA DE FREDERICO GUILHERME (1897-1972): INTERLOCUÇÕES COM A ESCOLARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SUL-RIO-GRANDENSE

FREDERICO GUILHERME GAELZER’S TRAJECTORY (*1897+1972): INTERLOCATIONS WITH THE SCHOOL OF SUL-RIO-GRANDENSE PHYSICAL EDUCATION

Autores

  • Professora Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Professora Vanessa Bellani Lyra Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al12.p.1.20

Palavras-chave:

História, Educação Física, Frederico Guilherme Gaelzer

Resumo

As pesquisas sobre o professor Frederico Guilherme Gaelzer destacam sua atuação na recreação pública em Porto Alegre/RS e pouco aludem a respeito de seu empenho no desenvolvimento da Educação Física (EF) nas escolas. Diante disso, o presente estudo trata de investigar como ocorreu a atuação de Frederico Guilherme Gaelzer, no cenário da Educação Física escolar sul-rio-grandense, entre as décadas de 1920 a 1940. Para fins deste estudo histórico-documental, além da revisão bibliográfica procedeu-se a análise crítica de documentos. Os materiais de pesquisa manifestaram que Gaelzer foi protagonista na sistematização dos primeiros Cursos Intensivos de EF do estado, os quais visavam à especialização de professoras normalistas para atuação nas escolas primárias do RS. Além disso, inaugurou o cargo de Inspetor de EF no RS, desempenhando papel decisivo na estruturação do campo da EF no estado.

Palavras chaves: História; Educação Física; Frederico Guilherme Gaelzer.

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Biografia do Autor

Professora Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto/Portugal. Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Especialização em Voleibol. Especialização em Currículo. Licenciatura em Educação Física. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS. Idealizadora e coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico da UFRGS. Atuou como Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física. Foi coordenadora do PPGCMH da UFRGS. Desenvolve pesquisas em História do Esporte e da Educação Física; esporte paralímpico; esporte adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e esporte para surdos.

Professora Vanessa Bellani Lyra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação, História e Política (2009). Doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (2013). Tem experiência na área de Educação/ Educação Física estudando principalmente os seguintes temas: Pesquisa Qualitativa em Saúde, Terapia pela Dança, Dança e Saúde Mental, História de Vida, Corpo, Corporeidade e Longevidade. Professora e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física, do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Fisica (NEHME) - UFRGS. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Atividade Física e Lazer (LAPLAF) - UDESC. Estudante de Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano, pela UDESC (2020).

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Zarpellon Mazo, J., Bellani Lyra, V., & Defaveri Begossi, T. (2021). A TRAJETÓRIA DE FREDERICO GUILHERME (1897-1972): INTERLOCUÇÕES COM A ESCOLARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SUL-RIO-GRANDENSE: FREDERICO GUILHERME GAELZER’S TRAJECTORY (*1897+1972): INTERLOCATIONS WITH THE SCHOOL OF SUL-RIO-GRANDENSE PHYSICAL EDUCATION. Canoa Do Tempo, 13, 1–20. https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al12.p.1.20

Edição

Seção

Artigos Livres