A TRAJETÓRIA DE FREDERICO GUILHERME (1897-1972): INTERLOCUÇÕES COM A ESCOLARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SUL-RIO-GRANDENSE

FREDERICO GUILHERME GAELZER’S TRAJECTORY (*1897+1972): INTERLOCATIONS WITH THE SCHOOL OF SUL-RIO-GRANDENSE PHYSICAL EDUCATION

Autores

  • Professora Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Professora Vanessa Bellani Lyra Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al12.p.1.20

Palavras-chave:

História, Educação Física, Frederico Guilherme Gaelzer

Resumo

As pesquisas sobre o professor Frederico Guilherme Gaelzer destacam sua atuação na recreação pública em Porto Alegre/RS e pouco aludem a respeito de seu empenho no desenvolvimento da Educação Física (EF) nas escolas. Diante disso, o presente estudo trata de investigar como ocorreu a atuação de Frederico Guilherme Gaelzer, no cenário da Educação Física escolar sul-rio-grandense, entre as décadas de 1920 a 1940. Para fins deste estudo histórico-documental, além da revisão bibliográfica procedeu-se a análise crítica de documentos. Os materiais de pesquisa manifestaram que Gaelzer foi protagonista na sistematização dos primeiros Cursos Intensivos de EF do estado, os quais visavam à especialização de professoras normalistas para atuação nas escolas primárias do RS. Além disso, inaugurou o cargo de Inspetor de EF no RS, desempenhando papel decisivo na estruturação do campo da EF no estado.

Palavras chaves: História; Educação Física; Frederico Guilherme Gaelzer.

Biografia do Autor

Professora Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estágio de pós-doutorado em História. Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto/Portugal. Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Especialização em Voleibol. Especialização em Currículo. Licenciatura em Educação Física. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS. Idealizadora e coordenadora do Observatório do Esporte Paralímpico da UFRGS. Atuou como Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) da Educação Física. Foi coordenadora do PPGCMH da UFRGS. Desenvolve pesquisas em História do Esporte e da Educação Física; esporte paralímpico; esporte adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e esporte para surdos.

Professora Vanessa Bellani Lyra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação, História e Política (2009). Doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (2013). Tem experiência na área de Educação/ Educação Física estudando principalmente os seguintes temas: Pesquisa Qualitativa em Saúde, Terapia pela Dança, Dança e Saúde Mental, História de Vida, Corpo, Corporeidade e Longevidade. Professora e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Educação Física, do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Fisica (NEHME) - UFRGS. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Atividade Física e Lazer (LAPLAF) - UDESC. Estudante de Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano, pela UDESC (2020).

Referências

BACELLAR, Carlos. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKI, Carla. (Org.). Fontes históricas. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 23-80.

BEGOSSI, Tuany Defaveri, MAZO, Janice Zarpellon. Ginástica Alemã e Ginástica Feminina Moderna: práticas destinadas às mulheres. Revista Cinergis, 2015, v. 16, n. 4, p. 306-311, out./dez.

BEGOSSI, Tuany Defaveri. A construção dos saberes disciplinares do Curso Normal da Escola Superior de Educação Física do estado do Rio Grande do Sul (1940-1956). 2017. Dissertação [Mestrado em Ciências do Movimento Humano], Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Decreto n. 1212 de 17 de abril de 1939. Dispões sobre a criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, seção 1, p. 49, 17 abr. 1939.

CARLAN, Paulo. A Educação Física Escolar em Ijuí, de 1933 a 1941: a Semana da Raça. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 1998.

CUNHA, Maria Luisa Oliveira da. As Práticas Corporais e Esportivas nas Praças e Parques Públicos da Cidade de Porto Alegre (1920-1940). Dissertação [Mestrado em Ciências do Movimento Humano], Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

CURRICULUM VITAE FREDERICO GUILHERME GAELZER: professor catedrático, professor emérito. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física. mimeo, s/d.

CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diário de Notícias. Porto Alegre, 16 de fevereiro de 1936, s/p.

FEIX, Eneida. Lazer e Cidade na Porto Alegre do Início do Século XX: a Institucionalização da Recreação Pública. 2003. Dissertação [Mestrado em Ciências do Movimento Humano], Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

GAELZER, Frederico Guilherme. Correspondência enviada ao Diretor da Instrução Pública do Estado, 17 de outubro de 1929.

GAELZER, Frederico Guilherme. Correspondência enviada ao Diretor Geral da Instrução Pública, 28 mar. 1930.

GUTIERREZ, Washington. Diagnóstico das Escolas de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul. 1946. Dissertação (Mestrado), Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1976.

LICHT, Henrique Felippe Bonnet. Centro Esportivo da Beira Rio: subsídios históricos. Documento produzido por Henrique Licht que autorizou publicação no Repositório Digital do Centro de Memória do Esporte (CEME), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/71063. Acesso em: dezembro de 2020.
LICHT, Henrique Felippe Bonnet. Henrique Licth II (depoimento 2002). Porto Alegre: Centro de Memória do Esporte – ESEF/UFRGS 2003.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. A Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, 1986.

LYRA, Vanessa Bellani. A Criação da Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul: Formação de professoras(es) para a construção do campo (1940-1970). Tese [Doutorado em Ciências do Movimento Humano], Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

LYRA, Vanessa Bellani; BEGOSSI, Tuany Defaveri; MAZO, Janice Zarpellon. Da obrigatoriedade do ensino de Educação Física no estado do Rio Grande do Sul (1840-1937). Revista Currículo sem Fronteiras, 2016, v. 16, n. 2, mai./ago. p. 225-241.

LYRA, Vanessa Bellani; MAZO, Janice Zarpellon. A Escola Superior de Educação Física e o campo da formação de professores do estado sul-rio-grandense: as origens da formação especializada (1869-1929). Revista Movimento, Porto Alegre, 2010, v. 16, p. 53-75.

LYRA, Vanessa Bellani; MAZO, Janice Zarpellon. Escola Superior de Educação Física do Rio Grande do Sul: de um modelo nacional ao protagonismo de um modelo estadual. Educação e Fronteiras, 2016, v. 6, n. 18, set./dez.

MARINHO, Inezil Penna. História da educação física e desportos no Brasil: Brasil colônia, império e república. Rio de Janeiro: Revista dos Tribunais, 1952.

MARTINI, Sérgio; ONZI, Vanessa; MAZO, Janice Zarpellon. Associação dos Especializados em Educação e Desportos do Rio Grande do Sul – AEEFD/RS: percorrendo os caminhos de sua criação. Revista Digital - Buenos Aires, 2010, año 15, n. 144, mai.

MAYBORODA, Fabiana. Os jardins de recreio em Porto Alegre/RS: uma análise da relação entre a política pública e a constituição de uma educação na República (1920-1950). Dissertação [Mestrado em educação], Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2017.

MAZO, Janice Zarpellon Mazo. A nacionalização das associações esportivas em Porto Alegre (1937-1945). Movimento, Porto Alegre, 2007, v. 13, n.03, p. 43-63, set./dez.

MAZO, Janice Zarpellon; FROSI, Tiago Oviedo; SILVA, Carolina Fernandes. A Associação Cristã de Moços e a propagação dos esportes em Porto Alegre. Kinesis, Santa Maria, 2012, v. 30, p. 158-173.

PEIXOTO, Elza. O serviço de recreação operária e o projeto de conformação da classe operária no Brasil. Pro-Posições, Campinas, 2008, vol.19, n. 1, Jan./Abr.,p. 117-133.

PELO APERFEIÇOAMENTO da nossa raça. Diário do Povo, Porto Alegre, p. 25, 4 fev. 1930.
PICOLLI, João Carlos Jaccottet. A Educação Física escolar no Rio Grande do Sul. In: DACOSTA, Lamartine Pereira da. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006.

PICOLLI, João Carlos Jaccottet. A Educação Física na escola pública do Rio Grande do Sul: antecedentes históricos (1857-1984). Pelotas: UFPel, 1994.

PREPARANDO A RAÇA para um destino melhor. Diário de Notícias, Porto Alegre, 07 out. 1933.

RELATÓRIO DO GENERAL OSVALDO CORDEIRO DE FARIAS, Interventor Federal do Rio Grande do Sul, ao Presidente do Estado, Getúlio Dornelles Vargas, durante o período de 1938-1943. Porto Alegre: Oficinas Gráficas da Imprensa Oficial, 1943.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 4.131, de 31 de agosto de 1928. Nomeia o Diretor Geral da Instrução Pública. In: LEGISLAÇÃO: leis, actos e decretos do governo do estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: [s.n.], 1928. Documento do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 4.258, de 21 de janeiro 1929. Aprova o regulamento da Diretoria Geral da Instrução Pública. Documento do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, p. 237, 1929a.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto-lei n. 4.277 de 13 de março de 1929. Provê sobre o ensino Normal e Complementar do Estado. Documento do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, [s.n.], 1929b.

UTILIDADE PÚBLICA. Parque Frederico Guilherme Gaelzer. Documento, Porto Alegre, 04/03/2004.

VICARI, Paulo Renato. Frederico Guilherme Gaelzer: Protagonista da Educação Física do Rio Grande do Sul. Monografia [Trabalho de conclusão de curso], Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

WERNECK, Christianne Luce Gomes. Lazer e Estilo de Vida. In: BURGOS, Míria; PINTO, Leila Mirtes S. (Org.). Recreação, lazer e estilo de vida no Rio Grande do Sul: refletindo sobre algumas ações desenvolvidas na capital gaúcha no período 1926-1978. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002, p. 95-138.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Zarpellon Mazo, J., Bellani Lyra, V., & Defaveri Begossi, T. (2021). A TRAJETÓRIA DE FREDERICO GUILHERME (1897-1972): INTERLOCUÇÕES COM A ESCOLARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SUL-RIO-GRANDENSE: FREDERICO GUILHERME GAELZER’S TRAJECTORY (*1897+1972): INTERLOCATIONS WITH THE SCHOOL OF SUL-RIO-GRANDENSE PHYSICAL EDUCATION. Canoa Do Tempo, 13, 1–20. https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al12.p.1.20

Edição

Seção

Artigos Livres