A EXPERIÊNCIA INDÍGENA URBANA E OS OLHARES DO SABER ACADÊMICO: BREVES REFLEXÕES SOBRE O CASO MANAUARA
THE INDIGENOUS URBAN EXPERIENCE AND THE PERSPECTIVES OF ACADEMIC KNOWLEDGE: BRIEF REFLECTIONS ON THE MANAUARA CASE
DOI:
https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al5.p.1.24Palavras-chave:
Revisão histórica, índios na cidade, índios em ManausResumo
O presente artigo perfaz uma tentativa de empreender uma análise acerca de trabalhos debruçados sobre a experiência recente de indígenas na cidade de Manaus. Tal esforço objetiva a emergência de reflexões a partir de uma leitura crítica dessas obras, de modo a evidenciar suas filiações conceituais mais amplas. Com o intuito de alcançar tal objetivo, o caminho analítico se pautou em princípios da crítica historiográfica, especialmente por meio da apropriação de sugestões lançadas pelo pensador Michael de Certeau e pelo historiador Adone Agnolin.
Downloads
Referências
AGNOLIN, Adone. Jesuítas e Selvagens. A negociação da fé no encontro catequético-ritual americano-tupi (século XVI-XVII). São Paulo: Humanitas Editorial, 2007.
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno; SANTOS, Glademir Sales. (Orgs.). Estigmatização e Território: Mapeamento Situacional dos Indígenas em Manaus. Manaus: EDUA, 2008.
ANDRADE, José Agnello Alves Dias de. Indigenização da Cidade: Etnografia do Circuito Sateré-Mawé em Manaus – AM e arredores. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
ANDRELLO, Geraldo. Cidade do Índio: transformações e cotidiano em Iuaretê. São Paulo: Editora da UNESP/ISA; Rio de Janeiro: NUTI, 2006.
ARAÚJO, Jucinôra Venâncio de Souza. Centro Cultural Tikuna: práticas pedagógicas e identidade étnica no contexto urbano. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
ARAÚJO, Wagner dos Reis Marques. Das Margens dos rios à margem da sociedade: trajetórias de mulheres Sateré-Mawé no trabalho doméstico em Manaus. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
BARROSO, Milena Fernandes. Rotas críticas das Mulheres Sateré-Mawé no enfrentamento da violência doméstica: novos marcadores de gênero no contexto indígena. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Sustentabilidade da Amazônia) – Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
BERNAL, Roberto Jaramillo. Índios Urbanos: processo de reconformação das identidades étnicas indígenas em Manaus. Manaus: EDUA/Faculdade Dom Bosco, 2009.
BERTOLINI, Carolina. Performance Musical e Reconhecimento: a etnomusicologia da relação entre os povos Sateré-Mawé e Tikuna através do estudo do grupo musical Kuiá, da aldeia Inhã-bé, Manaus – AM. Dissertação (Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
BRAGA, Bruno Miranda. Manaós uma aldeia que virou Paris: saberes e fazeres indígenas na Belle Époque Baré 1845-1910. Dissertação (Mestrado em História Social) Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
CAIRES, Nely Cristina Medeiros. Análise Epidemiológica e Imunológica em indígenas da etnia Sateré-Mawé e Tikuna portadores de infecçooes endodônticas. Tese (Doutorado em Odontologia) - Programa de Pós-graduação em Odontologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O índio e o mundo dos brancos: a situação dos Tükúna do alto Solimões. Campinas: Ed. Unicamp, 1996 [1964].
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Urbanização e tribalismo: a integração dos índios Terêna numa sociedade de classes. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
CARDENES, Luciano. Sahu-apé e o turismo em comunidades e terras indígenas. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
CARVALHO, Joelma Monteiro. Ritual da Tucandeira da Etnia Sateré-Mawé: Língua, Memória e Tradição Cultural. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Programa de Pós-graduação em Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2015.
CERTEAU, Michel de. Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
COSTA, Roseane Guimarães Cabral. Territorialidade e condições de vida dos indígenas Cocama da comunidade Nova Esperança de Manaus/AM. Dissertação (Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
FÍGOLI, Leonardo. Identidad étnica y regional: trayecto constitutivo de una identidad social. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 1982.
FREITAS, Luiz Francisco Nogueira. Filhos do Waraná: Territorialização dos Sateré-Mawé na região metropolitana de Manaus. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
FREIRE, Maria do Céu Bessa. A criança indígena na escola urbana. Manaus: EDUA, 2009.
JIMENES, Amilcar Aroucha. Protagonismo Indígena na cidade: os Tikuna em Manaus e a Associação Comunidade Wocthimaucü (1994-2014). Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
LASMAR, Cristiane. De volta ao Lago do Leite – gênero e transformação no Alto Rio Negro. São Paulo: UNESP, 2005.
LAZARIN, Marco Antônio. A Descida do Rio Purus: uma experiência de contato interétnico. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 1981.
LIMA, Ademar dos Santos. Educação escolar indígena: um estudo sociolinguístico do nheengatu na escola Puranga Pisasú do rio Negro, Manaus – AM. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
LIMA, Kátia Maria da Silva. Controle Social da Saúde Indígena: Um estudo dos conselhos de saúde do distrito sanitário especial indígena de Manaus/AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. “De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, n. 49, 2002. pp. 11-29.
MARTINS, Rozinei Lima. A territorialidade como possibilidade de (re) significar a identidade Apurinã na cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
MATOS, Maria do Socorro Pacó. O olhar das Mulheres Sateré-Mawé sobre o lixo. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2003.
MAURO, Ana Luisa Sertã Almada. Seguindo Sementes: Circuitos e trajetos do artesanato sateré-mawé entre cidade e aldeia. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
MAXIMIANO, Claudina Azevedo. Mulheres indígenas em Manaus: Identidade étnica e organização como forma de construir comunidade. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
MELO, Juliana Gonçalves. Identidades fluidas: o ser e perceber-se como Baré (Aruak) na Manaus contemporânea. Tese (Doutorado em Antropologia social) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
MIRANDA, Vanessa. Mulheres indígenas na cidade: cultura, saúde e trabalho (Manaus, 1995-2014). Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas e Fundação Oswaldo Cruz, Manaus, 2015.
MUSTAFA, Amanda Ramos. As Línguas étnicas do Parque das Tribos em Manaus: Um estudo etnolinguístico nos espaços culturais indígenas Uka Umbiesara Wakenai Anumarehit e Kokama, Manaus-AM.. Dissertação (Mestrado em Letras e Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
NASCIMENTO, Solange Pereira do. Vida e trabalho da Mulher Indígena: o protagonismo da tuxaua Baku na comunidade Sahu-Apé, Iranduba-AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.
NOVO, Viviane da Silva Costa. Avaliação das potencialidades sócioeconomicas do programa gasoduto Coari-Manaus na terra indígena Sahu-Apé. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
OLIVEIRA, João Pacheco de. “Uma etnologia dos "índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais”. Mana. 1998, vol.4, n.1, pp.47-77.
PALADINO, M. Estudar e experimentar na cidade: trajetórias sociais, escolarização e experiência urbana entre “Jovens” indígenas Ticuna, Amazonas. Tese (Doutorado em Antropologia) - Programa de Pós -Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
PENTEADO, Yara Maria Brum. A condição urbana: estudo de dois casos de inserção do índio na vida cotidiana. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade de Brasília, Brasília, 1980.
PEREIRA DA SILVA, Raimundo Nonato. O universo social dos indígenas no espaço urbano: Identidade étnica na cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
PONTE, Laura Arlete Saré Ximenes. Políticas Públicas e os Indígenas Citadinos: estudo das políticas indigenistas de educação e saúde em Belém e Manaus (1988-2010). Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.
ROMANO, Jorge Osvaldo. Índios Proletários em Manaus: El caso de los Sateré-Mawé citadinos. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade de Brasília, Brasília, 1982.
RUBIM, Altaci Corrêa. Identidade dos Professores Indígenas e Processo de Territorialização/Manaus-Am. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
SANTOS, Antônio Maria de Souza. Etnia e urbanização no Alto Rio Negro: São Gabriel da Cachoeira. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1984.
SANTOS, Glademir Sales. Identidade étnica: os Sateré-Mawé no bairro da Redenção, Manaus-AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
SANTOS, Antônio Maria de Souza. Territórios Pluriétnicos em Construção: a proximidade, a poiesis e a práxis dos índios em Manaus-AM. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura da Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
SANTOS, Jonise Nunes. Educação escolar indígena no município de Manaus (2005-2011). Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
SILVA, Aldenor Moçambite. A Inserção dos Tikuna no tecido social urbano de Manaus. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
SILVA, Josibel Rodrigues. Relações de trabalho na comunidade tikuna em Manaus (AM): Um estudo de caso no bairro Cidade de Deus. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
SILVA, Márcia dos Santos. Etnoconhecimentos na educação intercultural dos índios urbanos Sateré-Mawé/AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
SOARES, Ana Luísa Moraes. Indígenas na Cidade de Manaus (1870-1910): entre invisibilidade e assimilação. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
SOUZA, Fabrício Filizola. Índios citadinos: a constituição de uma comunidade multiétnica no bairro do Tarumã, Manaus, AM. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura da Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
SOUZA, Kalinda Felix. Regimes e Transformações Cosmológicas da Pajelança Sateré-Mawé. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Programa de Pós-graduação Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
SOUZA, Miriam Martins. Campeonato de futebol ‘peladão indígena’: um olhar sociocultural. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
VALE, Jerry Araújo. Identidade Ressignificada: religião e urbanismo no cotidiano dos Sateré-Mawé da comunidade I’apyrehy. Dissertação (Mestrado em História Social) Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Canoa do TempoEsta obra está licenciada com uma Licença <a rel =" license "href =" http: / /creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ">