HISTÓRIA ORAL NA PANDEMIA

IDOSOS EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE OLYMPIA ÁVILA SALSA.

Autores

  • Juniele Rabêlo de Almeida Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v12.n01.2020.ent.p.464.467

Palavras-chave:

Narrativa autobiográfica, Olympia Ávila Salsa, Biografia

Resumo

O acervo “História Oral na Pandemia” é composto por narrativas públicas, autobiográficas, de idosos com vida social ativa - em situação de isolamento social frente aos desafios do novo COVID 19. Trata-se de trajetórias de vida que expressam, qualitativamente, os impactos sociais da pandemia sobre esse grupo vulnerável. Tais narrativas (gravadas em áudio e enviadas para um portal público – storage do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense - Labhoi/UFF) são entrevistas (história oral de vida) a partir de uma escuta sensível das experiências em espaço virtual aberto (domínio público); os idosos assumem os desafios e as perspectivas de se narrar aspectos de seu cotidiano no contexto da pandemia.

Olympia Ávila Salsa se apresentou e buscou contextualizar os desafios da pandemia. Vale observar as suas escolhas narrativas no processo de significação da sua trajetória na pandemia. Apresentamos, a seguir, uma edição da narrativa autobiográfica da professora Olympia.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

de Almeida, J. R. . (2020). HISTÓRIA ORAL NA PANDEMIA: IDOSOS EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DE OLYMPIA ÁVILA SALSA. Canoa Do Tempo, 12(01), 464–467. https://doi.org/10.38047/rct.v12.n01.2020.ent.p.464.467

Edição

Seção

Entrevista