ENGENHEIROS, INDÍGENAS E OPERÁRIOS: OS MALFADADOS CAMINHOS DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ (1870-1883)

ENGINEERS, INDIGENOUS AND WORKERS: THE MALFATED PATHWAYS OF THE MADEIRA-MAMORÉ RAILWAY (1870-1883)

Autores

  • Antonio Alexandre Isídio Cardoso Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.d1.p.1.16

Palavras-chave:

Amazônia;, Rio Madeira;, Comissão Morsing.

Resumo

A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) é uma das páginas mais trágicas da história amazônica. Entre indígenas, operários e engenheiros foram erigidos travosos conflitos e desafios de alteridade, enredados na complexa relação com as territorialidades do rio Madeira no século XIX. O presente estudo tem o objetivo de discutir alguns elementos desse cenário histórico a partir do escrutínio de jornais, fontes oficiais e narrativas de viagem. A base analítica principal da proposta perpassa a leitura de um relatório de engenheiros viajantes, que estruturaram a Comissão Morsing. O grupo foi responsável por sondar as possibilidades de execução da obra da estrada de ferro na floresta, que à época já havia sido abandonada duas vezes. A viagem da comitiva rendeu um pormenorizado relatório em 1883, no qual podem ser lidas narrativas sobre as experiências e estranhamentos dos engenheiros nos sertões amazônicos, com foco na estadia em Santo Antônio no rio Madeira.

Palavras-chave: Amazônia; Rio Madeira; Comissão Morsing.

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Biografia do Autor

Antonio Alexandre Isídio Cardoso, Universidade Federal do Maranhão

Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), colegiado de Ciências Humanas/História, Campus Codó. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa na New York University (NYU). E-mail: alexandre.antonio@ufma.br

Referências

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

Cardoso, A. A. I. (2021). ENGENHEIROS, INDÍGENAS E OPERÁRIOS: OS MALFADADOS CAMINHOS DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ (1870-1883): ENGINEERS, INDIGENOUS AND WORKERS: THE MALFATED PATHWAYS OF THE MADEIRA-MAMORÉ RAILWAY (1870-1883). Canoa Do Tempo, 13, 1–16. https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.d1.p.1.16

Edição

Seção

Dossiê-Fronteiras étnicas e conflitos sociais no Rio Madeira

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