DANÇA AFRICANA DE TEFÉ – AM: ORIGEM, FOLCLORE, TRADIÇÃO E RE(SIGNIFICAÇÃO) NO CONTEXTO AMAZÔNICO

AFRICAN DANCE OF TEFÉ - AM: ORIGIN, FOLKLORE, TRADITION AND RE(SIGNIFICATION) IN THE AMAZON CONTEXT

Autores

  • Patricia Torme de Oliveira UEA

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al9.p.1.20

Palavras-chave:

Dança Africana; , Folclore; , Tefé.

Resumo

Resumo

Na cidade de Tefé – AM, a Dança Africana é considerada uma dança “folclórica” e “tradicional” por ser uma das principais danças a participar do Festival Folclórico de Tefé, e por ser considerada uma das mais antigas deste cenário popular. Contudo, a dança não faz parte apenas de um espetáculo, trata-se também de uma representação da cultura afro-brasileira em um espaço onde as matrizes indígenas e coloniais se sobrepõem. O principal objetivo deste estudo foi compreender as características históricas, origem e o significado para os atores sociais que estão envolvidos de forma direta ou indireta na dança, partindo de suas memórias e narrativas.

Palavras-chave: Dança Africana; Folclore; Tefé.

Biografia do Autor

Patricia Torme de Oliveira, UEA

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas, PPGICH-UEA, área de concentração Teoria e História Crítica da Cultura (2020). Licenciada Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS (2009). Professora de Educação Física no Serviço Social do Comércio (SESC) Tefé-AM. Coordenadora de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, SEMEEC Tefé-AM. Tem experiência na área de Educação, Saúde , Assistência Social e Fitness, e também atua na área de Danças Árabes e Folclóricas, em caráter didático, técnico e artístico.

Referências

ABREU, Tenner Inauhiny. “Nascidos no Grêmio da Sociedade”: Racialização e mestiçagem entre os trabalhadores na Província do Amazonas (1850-1889). Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em História da Universidade Federal do Estado do Amazonas – UFAM, Manaus, 2015.

ALCOFORADO, Doralice. Do Folclore à Cultura Popular. In: Boitatá: revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL.Londrina/Paraná. Número especial de agosto à dezembro de 2008.

CABROLIÉ, Augusto. Tefé e a cultura amazônica. Juiz de Fora: Editora Instituto Paulo Freire, 1994, p.62.

CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO, 1995.

CAVALCANTI. Ygor Olinto Rocha. “Uma viva e permanente ameaça”: resistência, rebeldia, e fugas de escravos no Amazonas Provincial. Dissertação de Mestrado em História, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus, 2013.

FRADE, Cássia. Folclore 2ª edição. São Paulo: Global 1997, P. 36.

HOBSBAWM, Éric, RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. São Paulo:Paz e Terra, 1997, p.09.

PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdade. Projeto História. N, 14, SP. PUC/SP, fevereiro/1997. p.16.

SAMPAIO, Patrícia Melo. O Fim do silêncio: Presença Negra na Amazônia. Belém: Editora AÇAÍ/ CNPQ, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Torme de Oliveira, P. (2021). DANÇA AFRICANA DE TEFÉ – AM: ORIGEM, FOLCLORE, TRADIÇÃO E RE(SIGNIFICAÇÃO) NO CONTEXTO AMAZÔNICO: AFRICAN DANCE OF TEFÉ - AM: ORIGIN, FOLKLORE, TRADITION AND RE(SIGNIFICATION) IN THE AMAZON CONTEXT. Canoa Do Tempo, 13, 1–20. https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al9.p.1.20

Edição

Seção

Artigos Livres