UMA DUPLA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA ESTRADA DE FERRO MADEIRA-MAMORÉ PELAS FOTOGRAFIAS DE DANA MERRILL
A DOUBLE DISCURSIVE CONSTRUCTION OF THE MADEIRA-MAMORÉ RAILROAD BY DANA MERRILL'S PHOTOGRAPHS
DOI:
https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al1.p.1.21Palavras-chave:
Fotografia, Amazônia, HistóriaResumo
A contratação do fotógrafo Dana Merrill pelo empresário Percival Farquhar obedecia ao propósito de buscar argumentos que justificassem investimentos na construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, sobretudo para explicar a justa aplicação dos recursos financeiros captados. Contudo, mais do que promover um discurso fotográfico descritivo, ao perceber que está em uma fronteira civilizacional diferenciada, em termos de origens dos tipos humanos, em contato com autóctones e colonos brasileiros, em condições específicas, Dana Merrill procura retratar a saga, através das suas lentes, querendo por um lado contemplar o pleito do empresário, mas por outro lado demonstrando interesse em difundir um ideal de colonização tecnológica, no embate entre a natureza e a perseverança humana. Considera-se ser o enfoque escolhido pelo fotógrafo uma combinação, que toma um viés voltado aos propósitos de quem o contratou com os próprios interesses do fotógrafo. Por esta perspectiva trabalham-se aspectos teóricos de Bhabha e de Eagleton, para realizar uma análise cultural, municiada de ferramentas complementares, como as oriundas da Análise do Discurso de Pêcheux, dispostas a obter o reconhecimento da dupla resultante da interpretação político-cultural. Noutras palavras, o discurso histórico-visual é visto num âmbito semiótico, apropriado para compreender uma discursividade artística que possuía vistas concretas especiais, no local, pelo autor, podendo ser desvelado o próprio universo cultural da dupla compreensão da época. Ao final, oferece-se a inserção de imagens que ilustram a análise referente ao tema ora apresentado.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alfredo Vagner Berno de (Org.). “Conflitos sociais no "Complexo Madeira".” In: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Manaus: UEA Edições, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/9030621/Conflitos_sociais_no_Complexo_Madeira_; Acesso em: 14 jun. 2020.
ASHMEAD, P. H. Bulletin of the Pan American Union. Vol. XXXII. January-June, Washington, D.C., 1911.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
BUNGE, Mario. Teoria e Método. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CRAIG, Neville B. Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: História Trágica de uma Expedição. Tradução de Moacir N. Vasconcelos. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1947.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
EAGLETON, Terry. Depois da Teoria: Um olhar sobre os Estudos Culturais e o Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
EAGLETON, Terry. As Ilusões do Pós-Modernismo. Tradução Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
FERREIRA, Manoel Rodrigues. Ferrovia do Diabo. São Paulo: Editora Melhoramentos Ltda, 2005.
GAMA, Fabiene. “Antropologia e Fotografia no Brasil: O Início de uma História (1840-1970)”. In: Revista de Antropologia. São Paulo: USP, 2020, V. 5, n.1; agosto, pp. 82-113. https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/163363.
GAULD. Charles Anderson. Farquhar. O Último Titã. Tradução Eliana Nogueira do Vale. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.
KOSSOY, Boris. Origens e Expansão da Fotografia no Brasil. Século XIX. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 2ª Edição Revisada. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
NEELEMAN, Rose; NEELEMAN, Gary. Trilhos na Selva. Tradução Ibraíma Dafonte Tavares. São Paulo: BEÎ, 2011.
NEWHALL, Beaumont. História de la Fotografía. Barcelona: Ingoprinte S.A., 2002
NOGUEIRA, Júlio. Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Rio de Janeiro: Typographia do Jornal do Comércio, 1913.
NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.). Entre Arte e Ciência: A Fotografia na Antropologia. São Paulo: Edusp, 2015.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Amazônia: Monopólio Expropriação e Conflitos. São Paulo: Papirus, 1995.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido, Ideologia. Campinas: Pontes, 2012.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma Crítica à Afirmação do óbvio. São Paulo: Contexto, 2016.
PÊCHEUX, Michel. O Discurso: Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.
SANTOS, Evandro e BIAZO, Glauber Cícero Ferreira. In: “Teoria da História e História da Historiografia: Debates e desafios do conhecimento histórico no século XXI” / Dossiê. V. 10 n. 1 (2018). Canoa do Tempo. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus: UFAM, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença <a rel =" license "href =" http: / /creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ">