O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA EFMM: ENTRE A “POLÍTICA DO PRECÁRIO” E O IMPACTO DA NATUREZA (PORTO VELHO, 2007-2017)

ENTRE A “POLÍTICA DO PRECÁRIO” E O IMPACTO DA NATUREZA (PORTO VELHO, 2007-2017)

Autores

  • Alexandre Pacheco Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v12.n02.2020.d4.p.59.87

Palavras-chave:

Madeira Mamoré, Política do precário, Impacto da natureza

Resumo

Este trabalho se propõe a realizar uma análise estética e histórica do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré - EFMM, na cidade de Porto Velho (RO), a partir de dois eventos: de um lado, os resultados de sua restauração/revitalização a partir do ano de 2007; de outro, o impacto que sofreu da grande enchente do rio Madeira no ano de 2014. A fundamentação teórico-metodológica levará em conta os estudos de Yêdda Pinheiro Borzacov, Francisco Foot Hardman e João Cezar de Castro Rocha sobre essa problemática amazônica. Autores que contribuem para a percepção de como uma política inadequada de preservação e o impacto destrutivo da natureza silenciaram a memória material da Estrada de Ferro Madeira Mamoré nos últimos anos.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

Pacheco, A. (2021). O PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA EFMM: ENTRE A “POLÍTICA DO PRECÁRIO” E O IMPACTO DA NATUREZA (PORTO VELHO, 2007-2017): ENTRE A “POLÍTICA DO PRECÁRIO” E O IMPACTO DA NATUREZA (PORTO VELHO, 2007-2017). Canoa Do Tempo, 12(2), 59–87. https://doi.org/10.38047/rct.v12.n02.2020.d4.p.59.87

Edição

Seção

Dossiê