AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS DOCENTES ACERCA DE SEUS ALUNOS CAIÇARAS

Autores

  • Vitor Paulo Fida da Gama Unitau

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150

Palavras-chave:

Representações Sociais, Docentes e Alunos, Saberes Caiçaras

Resumo

Os nativos dessa comunidade caiçara ainda preservam grande parte dos costumes, modos de vida, linguagem, atividades pesqueiras, extrativismo vegetal e agricultura familiar, mesmo diante das adversidades às quais estão sujeitos e que são provocadas, em parte, pelas políticas adotadas contrárias às práticas cotidianas do caiçara. Nesse contexto, a escola pública municipal da Vila de Pincinguaba lança suas redes para mesclar os conhecimentos curriculares aos conhecimentos da comunidade tradicional.

Assim, nosso artigo apresenta, por meio das análises das narrativas e dos desenhos confeccionados pelas professoras, as representações sociais acerca dos seus alunos caiçaras, evidenciando a relação simbiótica entre o homem e a natureza.

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

Gama, V. P. F. da. (2020). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS DOCENTES ACERCA DE SEUS ALUNOS CAIÇARAS. Canoa Do Tempo, 12(01), 124–150. https://doi.org/10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150

Edição

Seção

Dossiê