AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS DOCENTES ACERCA DE SEUS ALUNOS CAIÇARAS
DOI:
https://doi.org/10.38047/rct.v12.n01.2020.d6.124.150Palavras-chave:
Representações Sociais, Docentes e Alunos, Saberes CaiçarasResumo
Os nativos dessa comunidade caiçara ainda preservam grande parte dos costumes, modos de vida, linguagem, atividades pesqueiras, extrativismo vegetal e agricultura familiar, mesmo diante das adversidades às quais estão sujeitos e que são provocadas, em parte, pelas políticas adotadas contrárias às práticas cotidianas do caiçara. Nesse contexto, a escola pública municipal da Vila de Pincinguaba lança suas redes para mesclar os conhecimentos curriculares aos conhecimentos da comunidade tradicional.
Assim, nosso artigo apresenta, por meio das análises das narrativas e dos desenhos confeccionados pelas professoras, as representações sociais acerca dos seus alunos caiçaras, evidenciando a relação simbiótica entre o homem e a natureza.
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