“SONHO CABANO”: MEMÓRIA DA CABANAGEM E DEMOCRACIA NO CARNAVAL PARAENSE (1985)
“SONHO CABANO”: MEMORY OF CABANAGEM AND DEMOCRACY IN CARNIVAL PARAENSE (1985)
DOI:
https://doi.org/10.38047/rct.v13.FC.2021.al2.p.1.22Palavras-chave:
Cabanagem, Carnaval, Redemocratização no Brasil.Resumo
Este artigo objetiva um debate acerca dos usos políticos da memória do movimento cabano no Pará. Em especial, serão abordadas as representações da Cabanagem no ano de seu sesquicentenário (1985). Busca relacionar como foram mobilizados sentidos libertários localizados nas evocações de memória da cabanagem que incidiram no carnaval de 1985, denominado “carnaval da democracia”. O foco de análise irá se concentrar no samba-enredo da escola Acadêmicos da Pedreira, intitulado “Sonho cabano”, que foi interpretado pela cantora Fafá de Belém durante o desfile na capital paraense. Neste artigo é defendida a perspectiva de que essa canção analisada sintetiza a noção de memória e democracia no contexto paraense. Nesse sentido, minha proposta é pensar a interface entre política, música, historiografia e literatura. Este estudo é uma reflexão sobre a cultura histórica envolvendo a memória da Cabanagem.
Downloads
Referências
BARBOSA, Mário Médice. Sete de Janeiro da Cabanagem: as efemérides cabanas e as dissonâncias sociais em Belém (1985-2002). In: PINTO, Roseane; NEVES, Fernando Arthur (orgs.) Faces da história da Amazônia. Belém: Paka-Tatu, 2005.
BARBOSA, Mário Medice. Entre a filha enjeitada e o paraensismo: as narrativas das identidades regionais na Amazônia paraense. Tese de doutorado em História. São Paulo:
CHAVES, Maria Annunciada. “Apresentação”. In: PAOLO, Pasquale Di. Cabanagem: a revolução popular da Amazônia. Belém: Cejup, 1985, p. 10.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: O Nacional e o Popular na Canção de Protesto (Os Anos 60). Rev. bras. Hist., São Paulo, v. 18, n. 35, 1998.
COSTA, Tony Leão da. Música do Norte: intelectuais, artistas populares, tradição e modernidade na formação da “MPB” no Pará (anos 1960 e 1970). Dissertação de Mestrado. Belém: Programa de Pós-Graduação em História, 2008.
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. A cidade dos encantados. Belém: EdUFPA, 2009.
GINZBURG, Carlo. Olhos de Madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das letras, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
MORAES, Cleodir da Conceição. O norte da canção: a música engajada em Belém nos anos 1960 e 1970. Tese de doutorado em História. Uberlândia: Programa de Pós-Graduação em História, 2014.
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Rev. bras. Hist., São Paulo, v. 20, n. 39, 2000, p. 205.
NAPOLITANO, Marcos. História e Música. São Paulo: Autêntica, 2005.
OLIVEIRA, Alfredo. Cabanos & Camaradas. Belém: Alfredo Oliveira, 2010, p. 16.
OLIVEIRA, Alfredo. Carnaval Paraense. Belém: SECULT, 2006, p. 160.
OLIVEIRA, Alfredo. Ritmos e cantares. Belém: SECULT, 1990, p. 282.
PAOLO, Pasquale Di. Cabanagem: a revolução popular da Amazônia. Belém: Cejup, 1985.
PINTO, Lúcio Flávio. Os estrangeiros não quiseram tomar a Amazônia no século XIX. O Liberal, Belém, p. 21-22, 1979.
RAIOL, Domingos Antônio. Motins políticos ou história dos principais acontecimentos políticos do Grão-Pará desde o ano de 1821 até 1835. Rio de Janeiro: Typographia do imperial instituto artístico, 1865.
RICCI, Magda. As batalhas da memória ou a cabanagem para além da guerra. In: RICCI, Magda; SARGES, Maria de Nazaré (orgs.). Os oitocentos na Amazônia: política, trabalho e cultura. Belém: Editora Açaí, 2013.
RICCI, Magda. Llagas de Guerra y actos de fé política: la “Cabanagem” em la narrativa historiográfica y antropológica. Boletin Americanista, año LXII, n. 64, Barcelona, 2012.
ROCQUE, Carlos. Cabanagem: A epopeia de um povo, v.1. Belém: Imprensa Oficial, 1984.
SALLES, Vicente. Memorial da Cabanagem: esboço do pensamento político-revolucionário no Grão-Pará. Belém: CEJUP, 1992.
SALLES, Vicente. Música e músicos no Pará. Belém: Conselho Estadual de Cultura, 1970. p.57.
SILVA, Edilson Mateus Costa da. Ruy, Paulo e Fafá: a identidade amazônica na canção paraense (1976-1980). Rio Branco: NEPAN, 2020.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: segundo seus gêneros. 7 ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
WISNICK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Cia. Das Letras, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença <a rel =" license "href =" http: / /creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ">