MOBILIDADE HUMANA E TRABALHO:

O CASO DE BRASILEIROS EM LETHEM NA GUIANA INGLESA

Autores

  • Eduardo Gomes da Silva Filho UFRR
  • Júlia Maria Corrêa Almeida Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v11i01.5305

Palavras-chave:

Mobilidade Humana Laboral, Migração, Roraima, Guiana Inglesa

Resumo

O presente artigo visa compreender o processamento da mobilidade humana laboral de brasileiros, em busca de trabalho que transcorre na fronteira do Brasil com a República Cooperativista da Guiana, na cidade brasileira de Bonfim, em Roraima, com a cidade de Lethem, na Guiana. Nesse contexto, este estudo demonstra como se concretiza a ocorrência da mobilidade humana e a ordenação do universo do trabalho no contexto da globalização da economia, proporcionando um maior entendimento acerca desta temática de natureza multidisciplinar, com perspectivas distintas, dispondo conceitos capazes de dar atenção à complexidade desse fenômeno migratório que ocorre nessa transfronteira, enfatizando as relações cotidianas da população dessa região, por meio do enlaçamento dessas comunidades translocais, bem como das transformações que ocorrem nesse espaço e que tem proporcionado mudanças de natureza econômica, cultural, política e social para os migrantes fronteiriços.

Biografia do Autor

Júlia Maria Corrêa Almeida, Universidade Federal de Roraima

Professora da Universidade Federal de Roraima, lotado no Campus Murupu. Mestre em Sociedade e Fronteira pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira-PPGSOF/UFRR.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Como Citar

da Silva Filho, E. G., & Almeida, J. M. C. (2019). MOBILIDADE HUMANA E TRABALHO:: O CASO DE BRASILEIROS EM LETHEM NA GUIANA INGLESA. Canoa Do Tempo, 11(01), 104–124. https://doi.org/10.38047/rct.v11i01.5305

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)