ARQUIVOS DOCUMENTAIS E EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS NA AMAZÔNIA

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ATUAÇÃO DOS ESPIRITANOS EM TEFÉ NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Autores

  • Tenner Inauhiny Abreu, Sr. Universidade do Estado do Amazonas
  • Jubrael Mesquita Oliveira, Sr. Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.d2.pp22.39

Palavras-chave:

História, Arquivo, Tefé

Resumo

O presente artigo, na esteira das ações realizadas a partir do projeto “História, arquivo e memória de Tefé”, financiado pela FAPEAM e com a finalidade de organizar e democratizar o acervo da Prelazia de Tefé/AM, localizado na Rádio Educação Rural do município, tem como objetivo apresentar parte da documentação existente nos arquivos, destacando suas singularidades e potencialidades para os estudos históricos regionais e/ou nacionais. Além disso, descrever aspectos constitutivos de fonte primária, presente no Acervo documental da Rádio. O manuscrito, escrito em idioma francês, produzido a partir da atuação de missionários franceses Espiritanos, entre 1914 e 1939 constitui-se em diário das visitações religiosas, desobrigas, dos clérigos católicos em missão no território do Médio e Alto Amazonas, sob influência da administração eclesiástica da Igreja.

Biografia do Autor

Tenner Inauhiny Abreu, Sr., Universidade do Estado do Amazonas

Professor Assistente vinculado ao colegiado de História do Centro de Estudos Superiores de Tefé na Universidade do Estado do Amazonas.

Jubrael Mesquita Oliveira, Sr., Universidade do Estado do Amazonas

Professor Assistente da Universidade do Estado do Amazonas. Atua no Colegiado de Geografia do Centro de Estudos Superiores de Tefé- CEST.

Downloads

Publicado

2019-01-25

Como Citar

Abreu, T. I., & Oliveira, J. M. (2019). ARQUIVOS DOCUMENTAIS E EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ATUAÇÃO DOS ESPIRITANOS EM TEFÉ NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. Canoa Do Tempo, 10(Nº 2), 22–39. https://doi.org/10.38047/rct.d2.pp22.39

Edição

Seção

Dossiê