Vigilância dentro das matas: a Lei do Posseiro, Ditadura Militar e seu legado na Floresta Amazônica
DOI:
https://doi.org/10.38047/rct.v17.FC.2025.dd10.p.1.21Palavras-chave:
ditadura, amazônia, lei do posseiroResumo
Ano após ano, o estado do Pará é considerado a unidade federativa com maior número de assassinatos por posse de terra no país. Soma-se a esse fato o desmatamento da floresta amazônica, que apesar da redução está longe do ideal. No entanto, esse cenário é fruto de um processo que teve início durante a ditadura militar. O artigo tem como objetivo compreender o processo de resistência e enfrentamento a esse regime autoritário. Para tanto, analisaremos a Lei do Posseiro e as reuniões organizadas pelos trabalhadores rurais do Baixo Tocantins. Além das fontes bibliográficas, para a construção deste trabalho, foram importantes as informações fornecidas por meio da análise dos Processos de Arrendamento e Posse de Terras do (ITERPA) do (STR, s), Relatórios da FASE, bem como a análise de relatos orais.
Downloads
Referências
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GOMES, Flávio dos Santos. Enciclopédia Negra/ Flávio dos Santos Gomes e Lilia
Graduação de História Social da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém,
https://pphist.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/teses/2021/2021_07_PRAZERES_Adriane_TESE-Revisado.pdf
MARTINS, José de Souza. A vida privada nas Áreas de expansão brasiLeira da sociedade brasiLeira. In: Novais, F. História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo companhia das Letras, 1998.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Outro nos confins do humano/ 2ª ed., 1ª reimpressão- São Paulo: Contexto, 2012.
Moritz Scwarcz. – 1º ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
PAULA, Delsy Gonçalves de & SOARES, Paula Elise. Uma história recôndita: A orientação socialista e as lutas no campo brasiLeiro In; Sentimento de Reforma Agrária, sentimento de República/Delsy Gonçalves de Paula, Heloisa Maria MurgelStarling, Juarez Rocha Guimaraes Rosa (organizadores) – Belo Horizante: editora UFMG, 2006.
PEREIRA, Airton dos Reis: Do posseiro ao sem terra: A luta dos trabalhadores rurais pela posse da terra: A Luta dos Trabalhadores rurais pela posse da terra no sudeste do Pará – (Marabá Pará- 2008).
Prazeres Silva. — Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de
SACRAMENTO, Elias Diniz. A luta pela terra numa parte da Amazônia o trágico 07 de Setembro de 1984 em Moju e seus desdobramentos. Belém: Açaí, 2009.
SACRAMENTO, Elias Diniz. As almas da terra: a violência no campo paraense. Belém, 2007, Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia), IFCH/UFPA, 2007.
SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo, 1970- 80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SANTOS, Edileuza dos. Vila Arraias: espaço de sobrevivência, morte e núcleo na luta pela terra na PA-150 (1970-1985). Belém, 2007, Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) IFCH/UFPA, 2007
São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SILVA, Adriane dos Prazeres. O Vale do Tocantins e a Lei Anilzinho: (1961-1981).
Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) – Programa de Pós-
Graduação de História Social da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém,
http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/8265/1/Dissertacao_ValeTocantinsLei.pdf
SILVA, Adriane dos Prazeres. As terras de uso comum e os castanhais do vale
amazônico : Luta, Resistência e a lei dos posseiros (1930 - 1991) / Adriane dos
Prazeres Silva. — Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de
Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Belém 2021.
https://pphist.propesp.ufpa.br/ARQUIVOS/teses/2021/2021_07_PRAZERES_Adriane_TESE-Revisado.pdf
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional.
THOMPSON, E. P. Senhores e Caçadores: A origem da Lei Negra. Rio de Janeiro: Paz
THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e
VIEIRA, Jaci Guilherme. Missionários, fazendeiros e índios em Roraima: a disputa pela terra -1777 a 1980- 2. Ed. Revisada e ampliada. Boa vista: editora da UFRR, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Canoa do TempoEsta obra está licenciada com uma Licença <a rel =" license "href =" http: / /creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ">