O naufrágio do Titanic visto pelo Jornal do Comércio e pelo mundo marítimo de Manaus

Autores

  • Caio Giulliano Paião Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.38047/rct.v16.FC.2024.al1.p.1.28

Palavras-chave:

Navegação, Imprensa, Modernidade

Resumo

O artigo aborda a repercussão das notícias do Jornal do Comércio sobre o naufrágio do RMS Titanic em Manaus. O primeiro aspecto discutido é como o jornalismo construiu o naufrágio como uma notícia de interesse mundial. O segundo é como esse material foi recepcionado em uma cidade que se conectava ao mundo pela navegação britânica. O argumento central é que esse distante acidente dialogou com problemas reais do mundo marítimo de Manaus: a insegurança do serviço oferecido pelas companhias britânicas, o aceleramento das viagens e o desencanto com a modernidade. Veremos como o local se conecta ao global a partir dos próprios parâmetros de uma sociedade que se via e queria agir como cosmopolita.

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Biografia do Autor

Caio Giulliano Paião, Universidade Federal de São Paulo

Pós-doutorando pela UNIFESP. Doutor em História Social (UNICAMP). 

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Publicado

2024-07-14

Como Citar

Paião, C. G. (2024). O naufrágio do Titanic visto pelo Jornal do Comércio e pelo mundo marítimo de Manaus. Canoa Do Tempo, 16, 1–28. https://doi.org/10.38047/rct.v16.FC.2024.al1.p.1.28

Edição

Seção

Artigos Livres