VULNERABILIDADES NAS PERIFERIAS DE VITÓRIA E VILA VELHA/ES
DOI:
https://doi.org/10.29327/217579.7.1-9Palavras-chave:
Marginalização. Educação. Vulnerabilidade social.×Resumo
Este estudo teve por objetivo conhecer formas de enfrentamento de vulnerabilidades de jovens vinculados à arte de rua (com ênfase na poesia), nas comunidades periféricas de Vitória e Vila Velha - ES. Como parte fundamental da pesquisa foram entrevistados cinco jovens de periferias das cidades citadas anteriormente. A poesia isoladamente, não é um fator protetivo contra a vulnerabilidade, evidenciando a necessidade de implantar projetos que ajudam a criar novas perespectovas em jovens em situação periférica. Eles contam o processo da poesia em suas vidas e como a vulnerabilidade foi ou não um fator que os prejudicou. Também comentam sobre o que os leva para um caminho diferente do uso abusivo de drogas e do tráfico, além de terem compartilhado suas visões sobre direitos e vulnerabilidade social. Demonstram ser jovens socialmente habilidosos e evidenciaram um grande fator de resiliência frente as vulnerabilidades, fator este que se repete na fala de todos estes jovens.
A pesquisa foi realizada em duas sessões: a primeira, em setembro de 2019, e a segunda, em setembro de 2020, em contexto de pandemia, realizada online com a participante..
Palavras-chave: Marginalização. Educação. Vulnerabilidade social.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Marcele. Marginalização (Infoescola). Disponível em:
<https://www.infoescola.com/sociologia/marginalizacao> Acesso em: 11 de julho de 2019.
ABRAMOVAY, M. et al. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO, BID, 2002. 192 p. Disponível em < https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-40313/juventude- violencia-e-vulnerabilidade-social-na-america-latina--desafios-para-politicas-publicas-- juventud-violencia-y-vulnerabilidad-social-en-a-latina--desafios-para-politicas- publicas>. Acesso em 23/10/2019.
BERTH, Joice. Empoderamento. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.
BOLSONI-SILVA, A. T.; MARTURANO, E. M. Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de psicologia, Natal [online], 2002, vol.7, n.2, pp.227-235.
CALAIS, L. B.; GOULART, N. P. Comunidades, juventudes e vulnerabilidades: enfrentamentos possíveis. Revista psique, Juiz de Fora, v. 2, n. 3, p. 63-77, jan./jun. 2017. Disponível em Acesso em: 05/04/2019.
CARMO, M. E.; GUIZARDI, F. L. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, p. 1-14, mar.2018.
CASTELLANOS, L. M.; PINZÓN, I. D. C. Habilidades para la Vida: Manual para aprenderlas y enseñarlas. 2. ed. Edex, 2007, 240 p.
DA SILVA, Virgilio Afonso. Direitos fundamentais. Conteúdo essencial, restrições e, 2009.
D'ALVA, R. E. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça - o poetry Slam entra em cena. Synergies Brésil, 2011, n. 9, p. 119-126. Disponível em
<https://www.gerflint.fr/Base/Bresil9/estrela.pdf> Acesso em: 30/08/2019.
DE SOUSA, Maria Martins; SARMENTO, Teresa. Escola–família-comunidade: uma relação para o sucesso educativo. Gestão e Desenvolvimento, n. 17-18, p. 141-156, 2010.
FIGUEIRÊDO, A. A. F.; QUEIROZ, T. N. A utilização de rodas de conversa como metodologia que possibilita o diálogo. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 10 – DESAFIOS ATUAIS DO FEMINISMO, 2012, Florianópolis. Anais.
GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. 5. Ed. São Paulo: Loyola, 2014.
MALVASI, Paulo Artur. Interfaces da vida loka: um estudo sobre jovens, tráfico de drogas e violência em São Paulo. São Paulo, 2012.
SARMENTO, Daniel. Direito Constitucional e Igualdade Étnico-racial. In: SOUZA, Douglas Martins; PIOVESAN, Flávia (Coord.). Ordem jurídica e igualdade étnicoracial. Brasília: SEPPIR, 2006. p. 59-108.
Eletrônicos. Disponível em
<http://www.fg2013.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/20/1373241127_A RQUIVO_AUTILIZACAODERODASDECONVERSACOMOMETODOLOGIAQUE POSSIBILITAODIALOGO.pdf>. Acesso em: 05/07/2019.
MAGRO, V. M. M. Adolescentes como autores de si próprios: cotidiano, educação e o hip hop. Cadernos Cedes, Campinas, v. 22, n. 57, agosto/2002, p. 63-75.
MESQUITA NETO, P. Violência policial no Brasil: abordagens teóricas e práticas de controle. In: PANDOLFI, D et al. (Orgs.) Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999. p.130-148. Disponível em
<https://nev.prp.usp.br/wp-content/uploads/2015/01/down152.pdf > Acesso em: 25/07/2020.
NETTO, J. P. Desigualdade, pobreza e serviço social. Revista em Pauta – Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, n. 19 (2007): 135-170.
PRESTES, E. M. T. ; JEZINE, E.; SCOCUGLIA, A. C. Democratização do ensino superior brasileiro: o caso da Universidade Federal da Paraíba. Revista Lusófona de Educação, v. 21, n. 21, p. 199-218, 2012. Disponível em
<https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3088> Acesso em: 23/04/2020.
ROCHA, C. L. A. O princípio da dignidade da pessoa humana e a exclusão social. Jurisprudência Catarinense, Florianópolis, v. 35, n. 117, abr./jun. 2009. Disponível em <https://core.ac.uk/download/pdf/79135829.pdf> Acesso em: 04/06/2020.
RODRIGUES, E. V. et al. A pobreza e a exclusão social: teorias, conceitos e políticas sociais em Portugal. Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, v. 9, 1999, p. 63-101. Disponível em https://repositorio- aberto.up.pt/bitstream/10216/8578/2/1468.pdf. Acesso em: 28/06/2020
SOUZA, M. S.; SOARES, A. B.; FREITAS, C. P. P. Treinamento de Habilidades Sociais (THS) para alunos em situação de vulnerabilidade social. Revista Psicologia: Teoria e Prática, v. 21, n. 3, 2019, p. 135-158. Disponível em:
<http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v21n3/pt_v21n3a05.pdf>. Acesso em: 06/08/2019
SPOSATI, A. Exclusão social abaixo da linha do Equador. São Paulo: Educ, 1999. p. 128-133. Disponível em
<.http://www.seuvizinhoestrangeiro.ufba.br/twiki/pub/GEC/RefID/exclusao.pdf>. Acesso em: 07/03/2019.
STELLA, M. G. P. A Batalha da Poesia: o slam da Guilhermina e os campeonatos de poesia falada em São Paulo. Ponto Urbe [online] - Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, 17, 2015. Disponível em:
<https://www.researchgate.net/publication/287967499_A_Batalha_da_Poesia_-
_O_slam_da_Guilhermina_e_os_campeonatos_de_poesia_falada_em_Sao_Paulo>Acesso em:04/09/2019.
VITÓRIA, Prefeitura Municipal de. Vitória em Dados. Vitória, 2010. Disponível em
<http://legado.vitoria.es.gov.br/regionais/Censo_2010/mapas_renda.asp> Acesso em: 05/09/2020.
WHO — WORLD HEALTH ORGANIZATION. Life skills education for children and adolescents in schools: introduction and guidelines to facilitate the development and implementation of life skills programmes. Geneva: WHO, 1997.