PERFIL AGROSSOCIOECONÔMICO DE PRODUTORES RURAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE

Agrossocioeconomic profile of rural producers in the Metropolitan Region of Cariri Cearense

Autores

  • Anny Kariny Feitosa Instituto Federal do Ceara - IFCE
  • Carlos Wagner de Oliveira Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.38.186.199

Palavras-chave:

Modelos agrícolas brasileiros; Sustentabilidade agroambiental; Meio ambiente.

Resumo

Este artigo tem por objetivo diagnosticar o perfil agrossocioeconômico de produtores rurais na região Metropolitana do Cariri, por meio de um estudo de caso aplicado nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Para tanto, realizou-se entrevista com sessenta agricultores, vinte de cada município, contendo perguntas a respeito da composição familiar; gênero, idade, estado civil, nível de escolaridade; exercício de outra atividade econômica além da agricultura; renda familiar; assistência técnica; tipo de cultivo; área total da propriedade e área cultivada; implementos agrícolas usados na propriedade; o destino da produção; dentre outros aspectos. Os resultados encontrados destacam a predominância do gênero masculino (61,7%), com faixa etária de 46 a 65 anos (48,3%), ensino fundamental (46,6%), sendo 70% dos entrevistados entre não escolarizados e com nível fundamental, 76,7% entrevistados casados ou em união estável, com renda exclusiva da atividade agrícola de até 1 (um) salário-mínimo, atuando em pequenas propriedades, com área inferior a 5 (cinco) hectares. Dentre os produtos, destacam-se a avicultura, o cultivo de milho e feijão, com principal destino o consumo próprio familiar (91,7%), sendo o excedente comercializado em feiras locais (51,7%), entregues para os programas de alimentação escolar (30%) e comercializado, em 25% dos casos, na sede da propriedade. Reforça-se a importância do fortalecimento do setor, por meio da criação de políticas governamentais de apoio e garantia da produção e comercialização na região.

Biografia do Autor

Anny Kariny Feitosa, Instituto Federal do Ceara - IFCE

Pós-doutora pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e pela Universidade de Aveiro (UA, Portugal). Doutora em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Carlos Wagner de Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Possui graduação em Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Biosystems Engineering - University of Tennessee (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal do Cariri. 

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Feitosa, A. K., & de Oliveira, C. W. . (2020). PERFIL AGROSSOCIOECONÔMICO DE PRODUTORES RURAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE: Agrossocioeconomic profile of rural producers in the Metropolitan Region of Cariri Cearense. REVISTA GEONORTE, 11(38), 186–199. https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.38.186.199

Edição

Seção

Artigos