A DINÂMICA FLUVIAL DO RIO ACRE: UMA ANÁLISE AMBIENTAL DO TRECHO URBANO DA CIDADE DE RIO BRANCO-AC

The fluvial dynamics of river Acre: An environmental analysis in urban section of the city of Rio Branco-AC

Autores

  • Dhuliani Cristina Bonfanti Universidade Federal de Rondônia –UNIR
  • Frank Thieny Brito de Lima Universidade Federal do Acre
  • Luiz Carlos Aragão Ferreira Universidade Federal do Acre
  • Waldemir Lima dos Santos Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.1.N.37.154.174

Palavras-chave:

Geomorfologia Fluvial; Rio Acre; Área Urbana.

Resumo

Estudos que abordam a dinâmica fluvial em bacias hidrográficas são considerados de extrema importância por discutir seu funcionamento natural ou alterado por ações antrópicas. O objetivo desse estudo foi analisar a dinâmica Geofluvial da área urbana do rio Acre. Para alcançar este propósito, o estudo foi baseado nas técnicas de Christoffoletti (1980) e da pesquisa de campo que ocorreu no mês de dezembro de 2017. Através destas medidas foi possível observar os aspectos físicos, ambientais e sociais que estão ocorrendo as margens do rio Acre.  Neste sentido, foi possível compreender que o rio Acre é um rio capaz e competente, que tem os seus processos alterados pela presença da urbanização em suas margens.

Biografia do Autor

Frank Thieny Brito de Lima, Universidade Federal do Acre

Graduando do Curso de Geografia da Universidade Federal do Acre – UFAC

 

Luiz Carlos Aragão Ferreira, Universidade Federal do Acre

Graduando do Curso de Geografia da Universidade Federal do Acre – UFAC

 

Waldemir Lima dos Santos, Universidade Federal do Acre

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Acre (1999), mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (2005) e Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2013). É professor da Universidade Federal do Acre na área de Geografia atuando, principalmente, nos seguintes temas: Hidroecologia, Geomorfologia e Biogeografia. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Acre (PPGEO/UFAC) na área de Geografia Física. Líder do grupo de pesquisa "Estudos em Geomorfologia e Dinâmica de Bacia Hidrográfica - GEODINÂMICA".

Downloads

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Bonfanti, D. C., Lima, F. T. B. de ., Ferreira, L. C. A. ., & Santos, W. L. dos . (2020). A DINÂMICA FLUVIAL DO RIO ACRE: UMA ANÁLISE AMBIENTAL DO TRECHO URBANO DA CIDADE DE RIO BRANCO-AC: The fluvial dynamics of river Acre: An environmental analysis in urban section of the city of Rio Branco-AC. REVISTA GEONORTE, 11(37), 154–174. https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.1.N.37.154.174

Edição

Seção

Artigos