BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS: UMA ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA URBANA DO IGARAPÉ XIDARINI EM TEFÉ-AM.
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.246.250Resumo
Uma das características do meado do século XX foi o intenso processo de migração do meio rural para as cidades tornando-as cada vez maiores e sem controle do estado. O Brasil e a Amazônia têm sofrido esse processo de forma intensa. Na região do Médio Solimões no Estado do Amazonas, em específico na cidade de Tefé, parte expressiva da população encontra-se assentada nas margens dos canais de drenagem do município. Isso conduz à impactos socioambientais nos mais diversos possíveis. Essa pesquisa objetivou compreender os principais impactos socioambientais na micro bacia hidrográfica do Igarapé Xidarini, decorrentes do uso da mesma. Para isso, além de um levantamento bibliográfico, foram feitos trabalhos de campo com auxílio de questionários semiestruturados, a fim de conhecer a realidade dos moradores da bacia hidrográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).