BATIMETRIA FLUVIAL ESTIMADA COM EQUIPAMENTO DE SONDAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO RIO SOLIMÕES, NO CONTORNO DA ILHA DA MARCHANTARIA – IRANDUBA/AM
DOI:
https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.187.191Resumo
Rios jovens como o Solimões possuem dinâmica fluvial muito intensa. Essa intensa dinâmica permite constante mudança na paisagem do cenário amazônico e constitui um campo de interesse da geomorfologia fluvial. Neste trabalho, foram abordadas as mudanças da morfologia do leito de um trecho do rio Solimões a partir de dados de um ecobatimetro. Constatou-se que há alterações expressivas no entorno da ilha da Marchantaria, implicando em transformações da paisagem e de caráter social e econômico, merecendo um estudo futuro mais aprofundado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-17
Como Citar
Alves, A. C., & Carvalho, J. A. L. de. (2018). BATIMETRIA FLUVIAL ESTIMADA COM EQUIPAMENTO DE SONDAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO RIO SOLIMÕES, NO CONTORNO DA ILHA DA MARCHANTARIA – IRANDUBA/AM. REVISTA GEONORTE, 9(33), 187–191. https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.187.191
Edição
Seção
Anais do Seminário de Projetos do Programa de Pós-graduação em Geografia -UFAM
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).