BIOPOLÍMEROS: UMA ALTERNATIVA PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
polímeros naturais, indústria, sustentabilidadeResumo
Materiais derivados da indústria petroquímica serviram de base durante anos para a produção de bens de consumo da sociedade, no entanto, a descoberta dos impactos ambientais ocasionados pelo uso desses produtos impulsionaram a busca por alternativas sustentáveis. Dessa forma, os polímeros naturais também conhecidos como biopolímeros os quais são oriundos de recursos naturais se apresentam como uma alternativa para produção de materiais biodegradáveis. Nessa análise objetivou-se mostrar a viabilidade do uso de biopolímeros para promoção do desenvolvimento sustentável. Para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na plataforma Science Direct abrangendo produções entre 1998-2016 sobre o uso de polímeros naturais. Com essa análise foi possível notar que é crescente o número de publicações envolvendo biopolímeros e que atualmente a utilização dos biopolímeros para o desenvolvimento de nanopartículas tem tido amplas aplicações na indústria, no entanto, em termos econômicos são necessários maiores investimentos em pesquisa para que de fato essa produção seja rentável a curto prazo. Portanto, o uso de polímeros advindos de fontes naturais é viável a nível social e ambiental, pois contribui para gerar renda local e proteger o meio ambiente para as futuras gerações tendo como base um desenvolvimento sustentável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-09-10
Como Citar
Silveira de Farias, S., Maria Costa Siqueira, S., Híade Silva Cristino, J., & Marçal da Rocha, J. (2016). BIOPOLÍMEROS: UMA ALTERNATIVA PARA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. REVISTA GEONORTE, 7(26), 61–77. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/2759
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).